Um time de astrônomos americanos descobriu nas primeiras horas de quarta-feira (1º) o primeiro asteroide do ano, batizado de 2014 AA. O pequeno objeto, com 2 ou 3 metros de diâmetro, foi identificado no céu próximo a Tucson, no Arizona.
No momento da observação, o asteroide percorria uma trajetória de potencial impacto com a Terra, mas depois disso – entre as 17h de quarta e o meio-dia de quinta (2) – ele provavelmente entrou na atmosfera do nosso planeta, acreditam os cientistas.
Por causa da incerteza sobre a órbita exata do objeto, os astrônomos sugerem que o provável impacto tenha sido em algum lugar entre a América Central e a África Oriental.
Se isso ocorreu de fato, os pesquisadores avaliam que dificilmente o 2014 AA tenha escapado intacto da atmosfera terrestre. Isso porque foi tomado como exemplo o asteroide 2008 TC3 – do mesmo tamanho do recém-descoberto –, que se desintegrou completamente sobre o céu do Sudão, em outubro de 2008. O TC3 também havia sido identificado pouco antes de entrar na Terra.