Um grupo de especialistas anunciou nesta terça-feira (7) que descobriu o mais antigo documento matemático já encontrado no país, com mais de 2.200 anos. As informações são da agência oficial “Xinhua”.
São inscrições em tabuletas de bambu, da época dos Reinos Combatentes (475 – 221 a.C.), nas quais se explicam métodos de multiplicação de números menores a 100 e também frações, destacou o historiador Li Xueqin, especialista da Universidade de Tsinghua, em Pequim.
O documento é o único que foi encontrado sobre ciências exatas antes da primeira dinastia histórica chinesa, a Qin (221 – 206 a.C.), explicou o diretor da Sociedade Chinesa para a História Matemática, Guo Shuchun. O saber ensinado nas tabuletas “é muito avançado para seu tempo e é uma grande descoberta para a história matemática chinesa e mundial”, acrescentou Guo.
O material foi descoberto em uma coleção de 2.500 tábuas de bambu (suporte de escritura muito comum na China antes da invenção do papel) que a Universidade de Tsinghua adquiriu em julho de 2008, depois que esses itens foram retirados ilegalmente do país.
(foto: Ilustrativa)