Você quer saber como um golfinho vê o mundo? Basta olhar para o mundo. Uma pesquisa conduzida por cientistas japoneses concluiu que a espécie possui uma percepção visual tão eficaz quanto a humana e enxerga bem mesmo fora d’água. Os especialistas acreditam que a habilidade de enxergar tão claramente pode ser estendida a outros animais aquáticos.
Masaki Tomonaga, pesquisador da Universidade de Tóquio e líder do estudo, publicado na edição desta semana da revista Scientific Reports, explica que a ideia para o experimento surgiu em um trabalho anterior de sua equipe, feito com macacos. “Uma das bases do estudo foram minhas experiências sobre a percepção de formas geométricas simples nos chimpanzés. Ao olhar para estudos com golfinhos, não conseguimos encontrar trabalhos semelhantes”, diz.
No experimento, Tomonaga e sua equipe condicionaram golfinhos a tocar com o nariz determinada figura geométrica, como um círculo, para ganhar alimento como recompensa. Depois, no painel que ficava fora do tanque onde estavam os animais, outras figuras (quadrado e triângulo) eram expostas ao lado do círculo. Mesmo com a mistura, o índice de acerto dos golfinhos foi alto, o que levou os especialistas a concluírem que os bichos enxergavam bem os objetos e percebiam as diferenças entre eles.