No ano passado, mais de 13 milhões de exames médicos foram disponibilizados no portal da Secretaria de Saúde (SES/DF). Implantado em 2007, o sistema possibilita que tanto os médicos da rede pública de saúde quanto os pacientes consultem os resultados on-line.
“A grande vantagem para o paciente é a facilidade de obter o resultado do exame pela internet, evitando custo e tempo de ir ao laboratório para retirada do papel”, afirmou o subsecretário de Tecnologia da Informação em Saúde, José Carlos Esteves.
Segundo ele, o sistema possibilita que o paciente visualize o histórico de resultados, o que torna a informação clínica mais acessível. “O portal de exames otimiza o trabalho dos médicos. Esses profissionais de saúde podem consultar o histórico de exames dos pacientes, o que reduz o tempo de diagnóstico, bem como evita a realização duplicada e desnecessária de exames válidos”, destacou.
Os laboratórios, que possuem equipamentos integrados ao prontuário eletrônico, disponibilizam automaticamente a informação no portal de exames.
Disponível 24 horas por dia, o histórico do paciente pode ser visualizado neste endereço.
Segundo a SES/DF, o Portal de Exames também diminuiu os gastos do GDF com papel e tinta de impressora. “Estimamos que a economia atinja 30% dos valores totais que a Administração Pública gastava com exames de laboratório”, concluiu o subsecretário.