Em encontro ocorrido ontem à noite na Federação Paulista de Futebol, o presidente da Portuguesa, Ilídio Lico, fez um sugestão a José Maria Marin e Marco Polo del Nero.
– Por que não fazer o Campeonato Brasileiro com 21 clubes?
A ideia do dirigente seria somar a Portuguesa aos 20 que a CBF já considera na Série A em 2014. Marin e Del Nero responderam que seria impossível fazer tal manobra e citaram alguns motivos. Entre eles, o que deixou Lico mais chateado.
– Eles me disseram que não podiam fazer por que o Estatuto do Torcedor impede. Eu falei para eles: ‘Logo vocês, agora, citando o Estatuto…”
A bronca de Lico se dá porque na disputa jurídica em que se transformou o Campeonato Brasileiro de 2013, a CBF defende que as decisões do STJD são soberanas, enquanto a Portuguesa (e o Ministério Público de São Paulo) argumentam que o Estatuto deveria prevalecer.
Nesta quinta-feira, ao meio dia, a CBF reúne os 20 clubes da Série A para tratar de aspectos técnicos do torneio de 2014. A Portuguesa não foi convidada, mas agora estuda enviar um representante.
– Nós temos uma liminar que a obriga a CBF a nos incluir, então pode ser que a gente envie alguém lá, sim – afirmou Lico.