O Departamento de Estradas de Rodagem liberou a faixa exclusiva para ônibus para todos os veículos nesta quinta-feira (6), depois do novo rompimento na adutora da Caesb no viaduto que passa sobre a pista e dá acesso ao Jóquei. Seis técnicos trabalhavam nos reparos – um deles sofreu parada cardiopulmonar, foi levado de helicóptero para o Hospital de Base, mas morreu. A via chegou a ficar completamente interditada.
De acordo com o DER, a liberação é em todos os 12 quilômetros da EPTG, nos dois sentidos, até as 23h59.
O acidente ocorreu quando os técnicos da Caesb testavam os reparos na tubulação que havia se rompido na noite desta quarta. De acordo com a companhia, o serviço foi considerado encerrado às 9h. O novo rompimento ocorreu quando o abastecimento de água foi retomado. O anel de uma válvula da tubulação não suportou a pressão e causou o novo rompimento da rede.
Segundo os bombeiros, um dos homens ficou submerso por mais de 15 minutos. Às 10h30, os paramédicos tentavam reanimá-lo no local do acidente. O operário ficou preso em uma tubulação quando a adutora se rompeu e ingeriu muita água. De acordo com os bombeiros, o estado dele era grave. Ele foi levado de helicóptero para o Hospital de Base.
A Polícia Civil iniciou a perícia no local pouco antes das 11h.
Com o rompimento, o fornecimento de água no Guará I e II, Lúcio Costa, Superquadra Brasíliae Setor de Chácaras foi novamente suspenso. O corte no fornecimento afeta cerca de 120 mil pessoas.
Diego Pereira, que estava passando pelo local na hora do acidente para ir ao trabalho, disse que a situação ficou caótica. “Eu vi. Era uma cachoeira, na verdade. Foi bem diferente da primeira vez, que esguichava para cima. Foi o caos”, afirmou.
Morte
O operário morreu ao dar entrada no Hospital de Base de Brasília. Ele havia ficado preso em uma tubulação quando a adutora se rompeu novamente e acabou ingerindo muita água. Outras quatro pessoas continuam internadas.
Os bombeiros tentaram reanimá-lo por cerca de 15 minutos na EPTG antes de ele ser levado de helicóptero para o hospital. De acordo com o hospital, ele teve parada cardiopulmonar.
A adutora que se rompeu fica junto ao viaduto sobre a EPTG que dá acesso ao Jóquei. Na noite de quarta, o jato de água causado pelo rompimento da adutora atingiu 15 metros de altura.