• Home
  • Notícias
  • Brasilia do Alto
  • Política
  • Regiões
  • Cultura
  • Economia
  • Mundo
  • Contato
    • Expediente
16 de maio de 2025
Brasil 060 News
  • Login
  • Home
  • Notícias
  • Brasilia do Alto
  • Política
  • Regiões
  • Cultura
  • Economia
  • Mundo
  • Contato
    • Expediente
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Brasilia do Alto
  • Política
  • Regiões
  • Cultura
  • Economia
  • Mundo
  • Contato
    • Expediente
No Result
View All Result
Brasil 060 News
No Result
View All Result
Home Destaque

A oito meses das eleições, indecisões regem a corrida ao Buriti

BRENNA FERREIRA por BRENNA FERREIRA
05/02/2018 | 4:31
em Destaque, Política
A oito meses das eleições, indecisões regem a corrida ao Buriti

Crédito: Paula Rafiza/Correio Braziliense

VejaTambém

Luana Piovani rebate Zé Felipe: “Ignorantes não têm raciocínio”

Após CPI, Virginia revela que “se entendeu no off” com senadora

Por enquanto, apenas o governador Rodrigo Rollemberg é declaradamente candidato ao Executivo local. Demais partidos e coligações ainda estudam o melhor cenário para lançar ou não concorrentes

 
Crédito: Paula Rafiza/Correio Braziliense
Diante das incertezas do cenário político nacional, as peças da disputa pelo Palácio do Buriti estão embaralhadas. A seis meses do prazo final ao registro de partidos políticos e coligações para as eleições, o único nome confirmado no pleito é o do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Entre ligações e encontros, as coalizões seguem adiando o lançamento de seus pré-candidatos, apesar de a campanha deste ano ser mais curta — 45 dias em vez de 90. Em alguns casos, porque lideranças da capital federal colocam as próprias pretensões acima das do grupo; noutros, devido à falta de opções. As articulações, porém, seguem a todo vapor.

Enquanto isso, o governador trabalha na campanha. A agenda é dividida entre lançamentos de projetos, visitas a cidades, anúncios de agrados ao funcionalismo — como o adiantamento dos salários — e inaugurações. Entre um compromisso e outro, o chefe do Executivo local faz vídeos e selfies para adicionar às redes sociais, na tentativa de uma aproximação com o eleitorado. Com mais discrição, ele trata das articulações políticas. Na última semana, Rollemberg dedicou-se ao fortalecimento de laços com possíveis desertores, principalmente da frente evangélica, cuja base eleitoral é forte no DF.
O PRB, fundado por bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, considerava certo o desembarque da base aliada. Mas, depois de uma conversa com o governador, a sigla suavizou a postura: decidiu estudar as possibilidades de uma nominata governista e adiar a decisão sobre a debandada. O desfecho dependerá das ofertas e da viabilidade eleitoral do socialista. Um dos nomes republicanos que interessam ao Buriti é o da secretária de Esportes, Leila Barros.
O governador também se aproximou do Podemos, que conta com a ex-distrital e candidata a um cargo majoritário Eliana Pedrosa. A ideia é afinar o diálogo com o partido, que estava em constante afastamento, ao lado de PRB, PSC e PHS — esses dois últimos declararam oposição a Rollemberg nas próximas eleições. O chefe do Buriti ainda manteve as costuras com aqueles que deverão estar ao seu lado em outubro: os deputados federais Ronaldo Fonseca (Pros), com grande influência na Igreja Assembleia do Reino de Deus, e Augusto Carvalho (SD).
Outro alvo foi o ex-secretário de Meio Ambiente e presidente do PV-DF, Eduardo Brandão. Atualmente, o partido integra a base aliada e recebeu a proposta de disputar a Vice-Governadoria na chapa de Rollemberg. A sigla reuniu-se, nesta semana, para discutir o posicionamento nas eleições, mas também retardou a definição.
Nesta segunda-feira, Rollemberg reforçará a tentativa de viabilizar uma união com o PSDB, de Maria de Lourdes Abadia. Isso porque o presidente do partido e pré-candidato ao Planalto, Geraldo Alckmin, deve vir a Brasília para o Encontro dos Governadores. Desta vez, a conversa acontecerá em meio a um embate entre as siglas pelo Palácio dos Bandeirantes. Em São Paulo, nenhuma das legendas pretende abrir mão da candidatura ao governo. Presidente do PSB-DF, Tiago Coelho minimiza a situação. “O nosso partido tem várias candidaturas ao governo no Norte e no Nordeste que podem servir como palanque eleitoral. Isso nos credencia como bons aliados a presidenciáveis”, ressaltou.

Incertezas

Enquanto Rollemberg investe no fortalecimento da base, partidos de centro-direita, que dividem a herança de José Roberto Arruda e Joaquim Roriz, batem cabeça. Apesar de o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) ser, com folga, o primeiro colocado em pesquisas de opinião, a coalizão insiste em encomendar novas sondagens antes de lançá-lo pré-candidato ao Executivo local. “Esse material avaliará quem tem maior intenção de voto, potencial de crescimento e menor rejeição. Com base nos dados, a escolha final deve acontecer na primeira quinzena de abril”, adianta o ex-distrital Alírio Neto (PTB).
O adiamento acontece porque, apesar do discurso afinado, os deputados Alberto Fraga (DEM) e Izalci Lucas (PSDB), além de Alírio, não querem abrir mão da oportunidade de concorrer ao Buriti. Principalmente o petebista, que recebeu da Executiva nacional a garantia de apoio e investimentos na candidatura. A consequência do imbróglio é mais costuras nos bastidores e menos contato do pré-candidato oficial do grupo com a população.
No campo de centro-esquerda, ex-aliados de Rodrigo Rollemberg, insatisfeitos com a gestão, uniram-se para enfrentá-lo na corrida eleitoral. Estão lado a lado o senador Cristovam Buarque (PPS); o deputado federal Rogério Rosso (PSD); e o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT). Com o intuito de fortalecer a nominata, o grupo busca uma aproximação com outras siglas, como PRB, Podemos, PSC, PHS e PPL.
As projeções apontam Valle como o candidato da frente ao Palácio do Buriti. Integrantes do grupo, porém, asseguram que a definição da composição majoritária não é prioridade no momento. “Essa, talvez, seja a disputa mais complexa da história das eleições no DF. Antes de tudo, as siglas apresentarão projetos sobre os 15 temas elencados na última reunião, como educação, saúde e segurança, para produzirmos o programa de governo”, garantiu Rosso.

Esquerda

Com a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a situação do PT agravou-se, uma vez que alguns partidos têm receio de apoiar uma candidatura que pode não chegar ao fim. A condição respingou na capital federal. Aqui, petistas encontram dificuldades em formar alianças devido ao afastamento de parceiros históricos. Além disso, nenhum nome com densidade eleitoral apresenta-se para disputar o Buriti.
O PSol está mais firme. O partido aguarda o sinal verde para lançar a diretora da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Fátima Souza, ao Executivo local. Em 24 de fevereiro, a agremiação baterá o martelo sobre as candidaturas e os indicativos de alianças. “Conversamos sobre projetos com PDT, PCB, PSTU, Rede, PCdoB e outros. Agora, o diretório apontará com quais devemos falar sobre coligações. Buscamos a formação de uma frente antifascista”, afirmou o presidente regional da sigla, Fábio Felix.

Dúvidas e certezas

A oito meses das eleições, as candidaturas ao Buriti seguem incertas,  mas as frentes de disputa começam a tomar forma. Confira:
Rodrigo Rollemberg (PSB) — Com a debandada de aliados no ano passado, como PDT, PSD e Rede, o governador teve de reconstruir a base. O Pros, de Ronaldo Fonseca, e o Solidariedade, de Augusto Carvalho, sinalizaram que estarão ao lado do socialista na disputa. Ele costura, ainda, com PSDB, PRB, PV e Podemos. O chefe do Buriti conta com a vantagem de ter a máquina pública nas mãos e tem investido no cumprimento de promessas de campanha.
Centro-direita — O grupo é integrado por Alírio Neto (PTB), Alberto Fraga (DEM), Izalci Lucas (PSDB), Jofran Frejat (PR) e Tadeu Filippelli (MDB). Investigado na Operação Panatenaico, Filippelli disputará o cargo de deputado federal, mas, por conta da estrutura e do tempo de tevê do partido, terá o poder de indicar o vice-governador da chapa. São nomes cotados o deputado federal Rôney Nemer (PP) e o ex-secretário de Obras Luiz Pitiman (PSDB).
Centro-esquerda — A coalizão conta com nomes de peso, como Cristovam Buarque (PPS), Joe Valle (PDT), Rogério Rosso (PSD) e Valmir Campelo (PPS). Os três primeiros integraram ou apoiaram a candidatura de Rollemberg em 2014, mas, insatisfeitos com a gestão, deixaram a base aliada. Negociam, ainda, com PRB, PPL, PSC, PHS e Podemos.
PT — O partido ficou desgastado após a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as recorrentes investigações que recaem sobre o ex-governador Agnelo Queiroz. Correligionários cogitam a ideia de uma chapa puro-sangue, uma vez que aliados históricos se afastaram. Contudo, faltam interessados em disputar a sucessão de Rollemberg. O único nome colocado à disposição até agora é o da diretora-presidente do Sinpro, Rosilêne Corrêa.
PSol — A sigla pretende lançar o nome de Fátima de Souza ao Buriti, mas aguarda o sinal verde da professora. Para o Senado, contam com um nome de peso: Marivaldo Pereira, ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e militante conhecido. Estuda coligações com partidos de esquerda, como PCdoB, PSTU e PCB.

Calendário eleitoral

De 20 de julho a 5 de agosto
» Período em que os partidos estão autorizados a promover convenções para a definição dos candidatos
15 de agosto
 » Fim do prazo para partidos políticos e coligações registrarem candidaturas
16 de agosto
» Início da propaganda eleitoral
26 de agosto
» Começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão
29 de setembro
» Fim da propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio e na televisão
30 de setembro
» Termina o período de exibição de propaganda eleitoral paga
2 de outubro
» Primeiro turno das eleições
Fonte: Ana Viriato/Correio Braziliense
Tags: buriticandidatoseleiçõesGDFindecisões

VejaTambém

Luana Piovani rebate Zé Felipe: “Ignorantes não têm raciocínio”
Destaque

Luana Piovani rebate Zé Felipe: “Ignorantes não têm raciocínio”

15/05/2025 | 12:45
Após CPI, Virginia revela que “se entendeu no off” com senadora
Destaque

Após CPI, Virginia revela que “se entendeu no off” com senadora

15/05/2025 | 12:26
Veja passos para contestar descontos não autorizados do INSS
Destaque

Veja passos para contestar descontos não autorizados do INSS

15/05/2025 | 12:17
Mostrar Mais
Próximo post
Uber pede 15 dias para explicar vazamento de dados de 196 mil brasileiros

Uber pede 15 dias para explicar vazamento de dados de 196 mil brasileiros

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por aqui

  • Artigo de Colunistas (7)
  • Brasil (72)
  • Brasilia do Alto (2.371)
  • Cidades DF (1)
  • Ciência (1)
  • Concursos (10)
  • CRIMES CONTRA INFÂNCIA NA INTERNET (1)
  • Cultura (1.432)
  • Destaque (8.528)
  • Detran-DF (1)
  • Direitos Humanos (21)
  • Economia (1.655)
  • Educação (84)
  • Esporte (380)
  • Exercito Brasileiro (1)
  • exercito brasileiro (1)
  • Geral (437)
  • Guerra (3)
  • Internacional (55)
  • internacional (3)
  • justiça (89)
  • Luto (1)
  • Meio Ambiente (31)
  • Mundo (1.215)
  • Notícias (9.997)
  • Polêmica (1)
  • Polícia Federal (16)
  • Política (2.386)
  • Regiões (1.635)
  • Religião (3)
  • Saúde (1.118)
  • Tecnologia (1.902)
  • Tráfico de Drogas (2)

Veja por Categoria

  • Artigo de Colunistas (7)
  • Brasil (72)
  • Brasilia do Alto (2.371)
  • Cidades DF (1)
  • Ciência (1)
  • Concursos (10)
  • CRIMES CONTRA INFÂNCIA NA INTERNET (1)
  • Cultura (1.432)
  • Destaque (8.528)
  • Detran-DF (1)
  • Direitos Humanos (21)
  • Economia (1.655)
  • Educação (84)
  • Esporte (380)
  • Exercito Brasileiro (1)
  • exercito brasileiro (1)
  • Geral (437)
  • Guerra (3)
  • Internacional (55)
  • internacional (3)
  • justiça (89)
  • Luto (1)
  • Meio Ambiente (31)
  • Mundo (1.215)
  • Notícias (9.997)
  • Polêmica (1)
  • Polícia Federal (16)
  • Política (2.386)
  • Regiões (1.635)
  • Religião (3)
  • Saúde (1.118)
  • Tecnologia (1.902)
  • Tráfico de Drogas (2)
  • Home
  • Expediente
  • Contato

© 2022 Brasil 060 - Todos os Direitos Reservados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Brasilia do Alto
  • Política
  • Regiões
  • Cultura
  • Economia
  • Mundo
  • Contato
    • Expediente

© 2022 Brasil 060 - Todos os Direitos Reservados.

Bem-vindo de Volta!

Faça login na sua conta

Redefinir senha?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Acessar