Além do aporte financeiro, vencedoras vão participar de feira de empreendedorismo em junho e contarão com suporte técnico. Uma das iniciativas tenta estimular atos de caridade.
Uma “aceleradora” de startups de Brasília selecionou nove startups – pequenas e jovens empresas – que têm boas ideias, mas sofrem com poucos recursos, para receber um investimento de até R$ 100 mil. Sete das iniciativas escolhidas são do Distrito Federal.
Entre as propostas selecionadas, estão empreendimentos que estimulam a caridade, auxiliam na busca por aulas particulares, ou simplificam a contabilidade das empresas. Além do aporte financeiro, as startups vão contar com aulas de coaching, marketing e capacitação de investimentos, e terão espaço em dois co-workings da cidade.
As empresas também vão ser convidadas a participar de uma feira especializada em empreendedorismo de projetos tecnológicos em junho, a Demo Day. A mostra é outra oportunidade para que os pequenos projetos consigam investimento, já que os empreendedores poderão, na ocasião, ser apresentados a potenciais financiadores.
Ao todo, 210 empresas se inscreveram no início deste ano para participar do processo seletivo. A triagem foi organizada por uma empresa brasiliense de aceleração de projetos, a Cotidiano, composta por profissionais de Tecnologia da Informação (TI). O nome aceleradora se refere a empresas que têm como função principal, justamente, dar esse “empurrãozinho” em novos negócios.
“Investimos e acreditamos no desenvolvimento desse ecossistema”, apontou o chefe de marketing da Cotidiano, Eduardo Pinto. Só em 2016, a aceladora diz ter investido cerca de R$ 1 milhão em programas do tipo.