Objetivo é retirar edificações de alvenaria na chácara 200 da Rua 8. Moradores alegam ter liminar da Justiça Federal para tentar barrar a ação
A presença da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) em Vicente Pires agitou os moradores mais uma vez. Na manhã desta sexta-feira (10/6), o órgão tenta realizar uma nova operação de derrubadas na região. Dessa vez, o alvo é a chácara 200 da Rua 8. A ação estava prevista para começar às 9h30 e o intuito é derrubar as edificações de alvenaria do condomínio.
De acordo com a Agefis, foi realizada uma operação no local em agosto do ano passado, ocasião em que foram derrubadas 12 construções do tipo. Ainda segundo a agência, outras oito não puderam ser retiradas por apresentarem liminares.
“A gente tem uma liminar da Justiça Federal para todo o condomínio”, alega a advogada Cristiane Vianna, de 35 anos. “Eles chegam para derrubar de forma arbitrária, sem qualquer respaldo jurídico. Por mais que haja o poder da polícia, eles não podem agir contra a Justiça”, completa a moradora do condomínio.
A Agefis informou que desconhece a existência da liminar mencionada. A agência acrescentou que a operação desta sexta deve derrubar as oito casas que resistiram à última operação – uma vez que as liminares já caíram – e ainda as que foram reconstruídas desde então.
A previsão é que a ação termine ainda nesta sexta, por volta das 14h. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, o Regimento de Polícia Montada (RPMon) e o Batalhão de Choque (BPChoque) também foram acionados para a operação.