Operação aconteceu na tarde desta terça, e deve continuar ‘em breve’. Agentes retiraram catadores de recicláveis que ocupavam área considerada de ‘interesse social’.
Uma operação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) retirou 17 barracos que ocupavam irregularmente a Aris Cruz, uma área considerada de regularização de interesse social, no Noroeste, em Brasília. A ação foi na tarde desta terça-feira (17). Ninguém foi preso.
Segundo a Agefis, a ação já estava programada mas, durante a operação, os agentes constataram mais moradias irregulares do que o previsto. A vistoria foi realizada e, de acordo com a agência, uma nova ação “acontecerá em breve”.
Os barracos improvisados são de catadores de materiais recicláveis que já tinham sido retirados do local em abril deste ano. Na época, as 70 famílias reivindicavam a inclusão no cadastro habitacional do governo e um terreno para fazer a separação do material.
Área pública
Para fazer derrubadas de áreas e obras irregulares no DF, a Agefis considera o artigo 178 do Código de Edificações. De acordo com a normativa, para irregularidades identificadas em áreas públicas, a Agência tem aval para ação imediata. Nestas situações não está previsto nenhum tipo de aviso prévio.