A chuva chegou no Distrito Federal gerando preocupações, nesta segunda-feira (13/12). Com o volume e a intensidade de temporais que os brasilienses têm enfrentado, a Defesa Civil emitiu dois alertas nesta tarde, por risco de alagamento e de chuvas intensas.
Segundo o órgão, as comportas da barragem do Paranoá devem abrir 60 cm. Por isso, o cidadão precisa evitar as margens do rio abaixo da barragem. Além disso, é importante evitar no trânsito pontos de alagamento. A Defesa Civil indica que os motoristas nunca atravessem locais com enxurrada corrente.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para os riscos de fortes chuvas e ventania nesta segunda-feira (13/12). Segundo o instituto, há possibilidade de ventos intensos com velocidade de 60 a 100 km/h e de chuvas entre 30 e 60 mm/h. O aviso vale até às 10h desta terça-feira (14/12).
Desde o início de dezembro, as chuvas no DF já atingiram 70% do volume esperado na estação do Sudoeste, o que corresponde a 167,4 mm, segundo o Inmet. Em Brazlândia, ponto com o maior registro da capital, as chuvas para dezembro estão em 80%, com 192,4 mm. Vale destacar que a média esperada para o mês inteiro é de 241,5 mm.
O comunicado também avalia o risco de corte de energia elétrica, da queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas. Em casos de emergência ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Correio Braziliense