Uma criança do Distrito Federal foi diagnosticada com infecção pelo vírus H1N1 no último sábado (18). A informação foi confirmada pelo diretor do Centro de Ensino Candanguinho (Cecan), no Sudoeste, onde o paciente estuda. O sexo e a idade da criança não foram informados.
Até as 18h30 desta segunda (20), a Secretaria de Saúde do DF ainda não tinha sido informada do caso pelo hospital que fez o atendimento. A pasta informou ao G1 que a notificação dos casos de H1N1 é compulsória. Isso significa que qualquer unidade de saúde, seja pública ou privada, é obrigada a comunicar o governo sobre uma confirmação do vírus.
A instituição de ensino recebe estudantes a partir dos 2 anos de idade. Segundo o diretor do Cecan, Julio Egreja, a criança com o H1N1 tinha faltado à aula na sexta (17). Um atestado comprovando a infecção pelo vírus da gripe suína foi entregue pela família no sábado.
Ainda de acordo com Egreja, até a noite desta segunda, nenhum profissional da escola e nenhum colega da criança tinha apresentado sintomas da doença.
O diretor afirma que os pais dos alunos do colégio já foram informados sobre caso. “Vamos manter nosso protocolo de higienização, que é bem rigoroso, e orientar as famílias sobre as precauções, como lavar sempre as mãos”, conta.
A criança estudava com outros 13 colegas, com idades de 2 a 3 anos, pela tarde. No turno da tarde outros 20 meninos e meninas também dividiam o mesmo espaço usado pela criança contaminada.
Entenda a doença
A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir.
A prevenção é feita com hábitos de higiene, como proteger a boca ao tossir ou espirrar e sempre lavar as mãos. Os sintomas do H1N1 são semelhantes aos da gripe normal: febre, tosse seca e cansaço. O doente pode ainda ter infecção no sistema respiratório.