Consumidor deve inserir endereço e data a serem consultados e Caesb informa estado do abastecimento para local. Informações poderão ser compartilhadas nas redes sociais.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) lançou uma nova funcionalidade do aplicativo Caesb Autoatendimento no qual o morador insere o endereço e seleciona a data para qual deseja informação e recebe os dados se o local terá racionamento naquele dia, se estará em estabilização ou com abastecimento normal.
Os dados são atualizados a cada oito dias, sempre às quintas-feiras, e segundo a Caesb, as informações também poderão ser compartilhadas via mídias sociais. Os consumidores também podem informar vazamentos em áreas públicas e acompanhar o consumo de água da própria residência ou empresa, sabendo se está de acordo com os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.
De acordo com o comunicado “O Direito Humano à Água e Saneamento”, publicado em 2015, a OMS afirmou que “são necessários entre 50 a 100 litros de água por pessoa, por dia, para assegurar a satisfação das necessidades mais básicas e a minimização dos problemas de saúde”.
A Caesb informou que em fevereiro o aplicativo recebeu 398 demandas, 76 a mais se comparado ao mesmo período em 2016. Segundo a empresa, de novembro de 2014, quando foi lançado o aplicativo, até dezembro de 2016, sete mil usuários já tinham feito o download da ferramenta em seus dispositivos móveis.
Racionamento
Desde 16 de janeiro, as regiões abastecidas pelo reservatório do Descoberto sofrem com o racionamento de água e uma vez por semana têm o abastecimento interrompido com retorno gradual no dia seguinte. As áreas centrais do DF entraram no rodízio de água no dia 27 de fevereiro.
Na manhã deste sábado (4), o reservatório do Descoberto operava com 43,23% da capacidade, e o de Santa Maria, com 47,47%. Os dois valores representam o “recorde” desde o início do ano, mas estão bem abaixo dos registros de anos anteriores, considerada a mesma época do ano. A medição é feita pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa).