Posição dos veículos é monitorada por GPS; é possível traçar destinos e receber previsões de horários. Por enquanto, o app está disponível apenas para celulares com sistema Android.
Um aplicativo de celular para consultar horários de ônibus em tempo real foi lançado nesta quarta-feira (31) pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
A posição dos veículos será monitorada por GPS e exibida na tela do aplicativo +Ônibus Brasília, disponível para celulares com sistema Android. Usuários do iOS poderão fazer o download a partir de 15 de fevereiro.
No aplicativo foi possível traçar destinos, localizar os pontos de ônibus e receber a previsão das próximas viagens. A geolocalização também funcionou.
Ainda não está disponível, no entanto, uma função para acompanhar os veículos em tempo real ou ser informado de todas as paradas em que ele passa.
Além disso, o sistema foi lançado com apenas 35% dos veículos cadastrados. Por enquanto, são rastreados 989 ônibus de 319 linhas – apenas as operadas pelas empresas Piracicabana e Marechal. A promessa do GDF é de ampliar para todos os 2,8 mil veículos da capital até maio.
Para fazer o download, o usuário precisa buscar pelo aplicativo “+Ônibus geocontrol” na loja do Android.
Se atrasar…
Caso haja um acidente ou outro tipo de atraso, o passageiro saberá a hora atualizada em que o transporte passará por onde ele está. “A intenção é informar o horário do ônibus que a pessoa quer pegar antes de ela sair de casa, por exemplo”, disse o secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno. Ele afirmou que a plataforma está em fase de testes e pode ser atualizada diante de sugestões dos passageiros.
“As pessoas vão conseguir planejar suas viagens com muito mais facilidade e conforto.”
Para o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, esse é um avanço muito significativo para a cidade. “Quando a pessoa tem a possibilidade de saber com exatidão o horário de ônibus, ela fica muito mais confortável e segura, pois só precisa ir para o ponto de ônibus na hora certa”, disse na cerimônia desta manhã no Palácio do Buriti.
A ferramenta foi desenvolvida por uma empresa contratada pelas concessionárias que operam o sistema.
As linhas com informações
Piracicabana
- Cruzeiro
- Fercal
- Lago Norte
- Planaltina
- Plano Piloto
- Sobradinho
- Sobradinho II
- Sudoeste/Octogonal
- Varjão
Marechal
- Águas Claras
- Ceilândia
- Guará
- Taguatinga
- Park Way