Vogue Alimentação e Nutrição, Cook Empreendimentos em Alimentação e a Sanoli, que já prestava serviços venceram licitação. Unidades de saúde foram dividas em 13 lotes.
fornecimento de refeições aos hospitais da rede pública do Distrito Federal passará a ser feito por três empresas. Vogue Alimentação e Nutrição, Cook Empreendimentos em Alimentação e a Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação (que já presta serviço ao governo há pelo menos 40 anos) venceram o processo licitatório, que se arrastava desde 2015.
Sob a alegação de sobrepreço, o Tribunal de Contas do DF suspendeu o pregão em dezembro de 2015. O edital foi reaberto em maio de 2016. E só agora as três empresas vencedoras começarão a fornecer refeições para os hospitais.
A escolha das empresas põe fim em um período de 13 anos em que o GDF não fez processo licitatório, e apenas um prestador do serviço realizava a distribuição da alimentação hospitalar. A Sanoli era responsável por fornecer 25 mil refeições diariamente às unidades de saúde (a exceção era o Hospital Regional de Santa Maria, que recebia alimentação de outra empresa).
Trecho do Diário Oficial do Distrito Federal sobre reabertura de pregão para contratar alimentação hospitalar
Os serviços foram divididos em 13 lotes. A Sanoli continua dominando a maioria (sete lotes), incluindo o serviço para o Hospital de Base, maior da rede pública.
Na época em que o Tribunal de Contas suspendeu o pregão, esse fracionamento também foi questionado pelo órgão. Segundo a gerente de nutrição da Secretaria de Saúde, Adriane Tiussi, a divisão em lotes “ampliou a concorrência entre as empresas e gerou uma economia de gastos, quando se compara o valor estimado no início do processo licitatório”.
O governo do DF informou que o investimento anual no setor de alimentação da Secretaria de Saúde está orçado em R$ 170 milhões. Adriane Tiussi informou que o preço anual estimado no início do processo licitatório foi de R$ 210,4 milhões.
O Tribunal de Contas do DF liberou primeiro dois lotes estipulados pela Secretaria de Saúde. Por esse motivo, a Vogue Alimentação e Nutrição, vencedora de três lotes, já assumiu parte do serviço.
Desde 18 de junho, a fornecedora distribui refeições no Hospital da Região Leste (antigo Hospital Regional do Paranoá) e em outras unidades do lote 1 (veja quadro abaixo).
A Vogue Alimentação e Nutrição vai atender 11 unidades, distribuídas pelas regiões de saúde Leste (Paranoá e São Sebastião) e Norte (Planaltina e Sobradinho).
Conforme explicou Adriane Tiussi, a Secretaria de Saúde aguarda a homologação da liberação de outros lotes para que as empresas possam assumir a distribuição das refeições nas demais unidades de saúde do Distrito Federal.
Ainda segundo a gerente de nutrição da Secretaria de Saúde, “um dos lotes, referente ao Hospital de Apoio, ‘fracassou’ e, agora, a pasta estuda com o secretário Humberto Fonseca, como fará para resolver essa questão”.
Divisão dos lotes
- Lote 1 – Vogue Alimentação e Nutrição: Hospital da Região Leste, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II Paranoá, Caps ad II Itapoã, Unidade Mista de São Sebastião e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São Sebastião
- Lote 2 – Vogue Alimentação e Nutrição: Hospital Regional de Planaltina e Caps II Planaltina
- Lote 3 – Vogue Alimentação e Nutrição: Hospital Regional de Sobradinho, UPA Sobradinho, Caps ad II Sobradinho e Caps i II Sobradinho
- Lote 4 – Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação: Hospital Regional de Samambaia, UPA Samambaia, Caps III Samambaia e Unidade de Acolhimento de Samambaia
- Lote 5 – Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação: Hospital Regional do Gama, UPA Recanto das Emas e Caps i II Recanto das Emas
- Lote 6 – Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação: Hospital Regional de Santa Maria e Caps ad II Santa Maria
- Lote 7 – Cook Empreendimentos em Alimentação Coletiva: Hospital Regional de Brazlândia
- Lote 8 – Cook Empreendimentos em Alimentação Coletiva: Hospital Regional de Taguatinga, Hospital São Vicente de Paulo, Caps II Taguatinga, Caps ad i III Taguatinga, Centro de Saúde nº 6 Taguatinga, Instituto de Saúde Mental (ISM), Caps I ISM, UPA Núcleo Bandeirante e Centro de Saúde nº 2 Núcleo Bandeirante
- Lote 9 – Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação: Hospital Regional de Ceilândia, UPA Ceilândia e Caps ad III Ceilândia
- Lote 10 – Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação: Hospital de Base, Adolescentro e Central de Regulação de Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
- Lote 11 – Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação: Hospital Regional da Asa Norte, Centro de Orientação Médico Psicopedagógica/Caps i II Brasília, Centro de Saúde nº 9 Cruzeiro, Centro de Saúde nº 12 Asa Norte e Hemocentro
- Lote 12 – Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação: Hospital Materno-Infantil de Brasília, Caps ad III Candango, Hospital Regional do Guará, Caps ad III Guará, Centro de Saúde nº 4 Estrutural e Central de Regulação de Unidade de Terapia Intensiva