O Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) inicia, nesta quinta-feira (4), obras de alargamento da DF-001. O trecho a ser ampliado fica entre o entroncamento da via Estrutural e a BR-251/BR-080, onde, há cerca de duas semanas, o ex-deputado distrital Juarezão morreu em acidente de trânsito.
Segundo o DER, será construída mais uma faixa de rolamento em cada sentido da rodovia. O órgão também prevê a colocação de um separador de fluxo entre as pistas.
Projeto de alargamento da DF-001 — Foto: Reprodução/DER
O trecho a ser alargado tem comprimento de 8 quilômetros. A previsão é de que as alterações sejam concluídas em 180 dias. Não serão necessárias mudanças no trânsito para a realização das obras.
Segundo o DER, a ampliação vai beneficiar cerca de 30 mil motoristas que passam pelo local diariamente. O órgão afirma que a medida é importante para “diminuir os riscos dos frequentes acidentes de trânsito por colisões frontais, que têm ceifado a vida de motoristas ao longo dos últimos anos”.
Morte de Juarezão
O ex-deputado distrital Juarezão morreu no dia 21 de junho, após acidente na BR-080, em Brazlândia. O carro em que ele estava colidiu com um caminhão.
O ex-parlamentar ocupou uma cadeira Câmara Legislativa do Distrito Federal na última legislatura (2015-2018) e chegou a ser eleito como vice-presidente da Casa, depois de a ex-deputada Liliane Roriz (PTB) renunciar ao cargo.
Nas eleições de 2018, teve 7.102 votos para deputado distrital, mas não foi eleito.
Abaixo-assinado a Bolsonaro
Quatro dias após a morte de Juarezão, integrantes do movimento “Duplica Já” entregaram um abaixo-assinado ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). O grupo pede a duplicação da BR-080.
À ocasião, Bolsonaro afirmou aos manifestantes que ia avaliar a proposta. “Eu vou encaminhar para o Ministro de Infraestrutura. Ele vai ver a prioridade e ver como está o orçamento.”