No início da tarde de segunda-feira (26), pouco após o horário do almoço, o celular do secretário de Justiça do Distrito Federal, João Carlos Souto, teria sido usado para mandar fotos sensuais a um grupo de WhatsApp do governo local. Todos os secretários e adjuntos receberam as imagens, inclusive o governador Rodrigo Rollemberg e a primeira-dama, Márcia Rollemberg.
As fotos são de uma mulher de calcinha preta, sem sutiã, de costas, numa cama. João Carlos nega que tenha sido o responsável por enviar as imagens e disse que o aparelho também é usado por familiares.
Além do governador e da primeira-dama, participam do grupo o vice-governador Renato Santana, presidentes das empresas públicas e os chefes das outras 15 pastas do Executivo local. O Palácio do Buriti preferiu não comentar sobre o assunto.
Após o caso, mudanças
Foi publicado no Diário Oficial do DF, desta quarta-feira (28/10), uma regulamentação que estabelece normas para a utilização de telefones e internet móveis, nos órgãos e entidades do governo de Brasília. Ficou encarregado a secretaria de Planejamento editar, em até 30 dias, normas complementares para a utilização dos aparelhos funcionais.
Veja as principais regras:
- – Terão acesso ao serviço de telefone e internet móveis, governador e vice, secretários, administradores regionais, dirigentes máximos da administração, secretário-adjunto e subsecretários, com caráter personalíssimo e intransferível
- – Fica vedado mais de um acesso por usuário, exceto para o governador e vice
- – O valor limite da despesa para uso dos aparelhos será entre R$ 100 e R$ 350, dependendo da função do usuário
Confira a íntegra do decreto: