O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) liberou no fim da tarde deste domingo (25) o trânsito no balão que dá acesso ao Aeroporto Juscelino Kubitschek, no Lago Sul, região do centro de Brasília.
Ao todo, 60 funcionários do Governo do Distrito Federal (GDF) trabalharam de 8h às 17h50 para recuperar o asfalto do local. O trabalho foi necessário porque no último sábado (24) uma carreta que levava querosene tombou. O acidente ocorreu por volta das 13h.
Segundo o DER, foram aplicadas 50 toneladas de concreto nos trechos danificados. Ainda de acordo com o departamento, foram usados sete caminhões basculantes, duas pás carregadeiras, uma retroescavadeira, duas minicarregadeias, uma carreta de transporte de máquinas, uma prancha para transporte de máquinas, três caminhões carroceiras, além de cinco carros de apoio.
Apesar do trânsito já ter sido liberado neste domingo, a reforma continua nesta segunda-feira (26). Isso porque ainda é preciso reformar 11 metros de meio-fio. O DER diz que esse trabalho não vai prejudicar o trânsito no local.
A carreta que tombou carregava 45 mil litros de querosene em dois tanques: um de 22 mil litros e outro de 23 mil. Parte do combustível derramou na pista. Nem o Corpo de Bombeiros, nem os responsáveis pela carreta informaram a quantidade de querosene que escorreu na pista. Em contato com o combustível, o asfalto foi danificado.
Com tratores, funcionários do DER encheram duas caçambas de caminhão com asfalto. Foi preciso ainda quebrar meio-fio e calçada para retirar o resto do querosene.
Parte do combustível vazou para a rede de águas fluviais e havia o temor de que o querosene atingisse o córrego Riacho Fundo, a um quilômetro do balão do aeroporto, e o Lago Paranoá. Bombeiros e Defesa Civil, no entanto, conseguiram conter o vazamento.
Neste domingo (25), o DER informou que vai cobrar da empresa responsável pela carreta que tombou os custos com reparos. O departamento afirma que a empresa responsável já foi contactada.
O coronel da Defesa Civil Sérgio Bezzerra disse que não houve contaminação nas águas. O vazamento foi contido com sacos de areia. “Fomos ao local, conferimos isso, podemos garantir à população que não há risco de contaminação”, afirmou Bezerra.
O motorista do veículo sofreu ferimentos leves. Ele disse que foi fechado por um carro e perdeu o controle da carreta.
Fonte: G1