Nível de água atingiu 1.000,56 m nesta terça-feira; máximo é 1.000,65 m. Procedimento é realizado para escoar a água acumulada pelas chuvas.

A Companhia Energética Brasília (CEB) estuda abrir, em 20 cm, as três comportas da barragem do Lago Paranoá para escoar a água acumulada pelas chuvas. Com a tempestade desta terça-feira (8), o nível da água atingiu 1.000,56 metros em relação ao nível do mar. A empresa informou que o procedimento de abertura é iniciado quando a cota atinge 1.000,65 metros.
Caso o procedimento não seja realizado, áreas próximas ao Lago Paranoá correm o risco de sofrer alagamento. “A abertura evita o transbordamento do Lago, o que poderia causar diversos prejuízos”, informou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, coronel Sérgio Bezerra.

Segundo o coronel, a Defesa Civil registrou diversos pontos de alagamentos e enxurradas nas regiões da Asa Norte, Gama, Guará, SIA, Park Way e Vila Cauhy nesta terça. Um dos locais mais afetados foi a Feira dos Importados, no SIA.
“Não registramos danos humanos, nenhuma pessoa ficou ferida. Não houve deslizamentos nem desmoronamentos. O que houve, na verdade, foi um prejuízo comercial. Diversos vendedores perderam as mercadorias, como malas e bolsas.”
Uma boca de lobo foi rompida na quadra 605 da Asa Sul. A chuva também provocou alagamento na garagem do Senado. Na via S1, em Brasília, mãe e filha presas dentro de um carro parcialmente submerso debaixo de um viaduto foram resgatadas por policiais militares.
Um carro da polícia patrulhava a região quando os militares viram o carro debaixo d’água e um homem do lado de fora, buscando ajuda. Os policiais levaram 40 minutos para resgatar mãe e filha.

Chuva para Metrô
O temporal que atingiu o Distrito Federal na tarde desta terça provocou a suspensão das operações do Metrô às 18h45. De acordo com a empresa, cabos de energia foram danificados e precisaram ser desligados. O serviço foi restabelecido pouco mais de uma hora após a paralisação. A paralisação ocorreu em horário de pico. Por dia, cerca de 150 mil pessoas usam o metrô no Distrito Federal.