Depois de detalhar seus planos para o Mac OS X, a Apple mergulhou em seu sistema operacional móvel, o iOS, que chegou à versão 8. Em relação a visual, não foram feitas grandes modificações. As novidades ficam, principalmente, na área de recursos.
A primeira atualização detalhada pela empresa foram as notificações do sistema. Sem sair do aplicativo aberto no sistema, o usuário pode responder mensagens recebidas, ou curtir uma postagem no Facebook. Também é possível interagir com as notificações na tela de bloqueio, como aceitar um convite sem a necessidade de desbloquear o celular.
O iOS 8 terá um aplicativo chamado “Health” que, como o nome já diz, serve para monitoramento da saúde do usuário. Ele será conectado ao HealthKit, que permitirá a integração com aplicativos de terceiros. A Apple diz que o sistema será capaz de notar alterações no corpo do usuário e, em caso de emergência, será possível notificar automaticamente o hospital para receber atendimento mais rápido.
O clique dublo no botão Home incluirá os contatos recentes, também. A busca do Spotlight foi melhorada para mostrar apps no aparelho e aqueles que você ainda não possui. Também será possível procurar por filmes, notícias, artigos na Wikipédia, etc.
A empresa revelou um teclado melhorado, capaz de sugerir palavras de acordo com os hábitos de digitação do usuário. Um exemplo: ao receber a mensagem “Quer ir ao cinema e depois jantar?”, ele é capaz de sugerir as palavras “cinema” e “jantar” sem que o usuário toque no celular. O recurso aprende o vocabulário da pessoa para sugerir palavras usadas frequentemente. A Apple diz que nenhuma dessas informações sai do aparelho, garantindo a privacidade.
O app de mensagens, que é o “mais usado do iOS”, segundo a Apple, foi modificado, permitindo nomear as conversas para organizá-las com mais cuidado e até mesmo deixar aquelas na qual você não tem mais interesse. É possível fazer fotos e vídeos e enviá-los automaticamente com um pequeno atalho na interface.
Fonte: Olhar Digital