Se você estava esperando pelo iOS 12 no seu iPhone ou iPad, pode abrir um espacinho no seu calendário. A Apple marcou a data do WWDC, o evento anual que realiza com desenvolvedores, no qual a companhia apresenta o que haverá de novo em seus sistemas operacionais, e que em 2018 acontecerá entre 4 e 8 de junho.
Tradicionalmente, o evento é dedicado a software, mas isso não impediu a Apple de romper a tradição e anunciar uma leva de novos produtos durante a última edição do WWDC. Isso inclui um novo iPad Pro, o HomePod e o iMac Pro.
Não há como garantir que o evento deste ano será recheado de novos hardwares, mas é uma certeza que não faltarão novidades em relação a software. Isso inclui a apresentação do iOS 12, do novo macOS, além das novidades do tvOS e do watchOS.
Existem algumas suspeitas sobre o que a Apple pode trazer de novo para o iOS 12, mas a informação mais concreta é que neste ano a empresa manterá o foco em estabilidade e desempenho em vez de novos recursos diante da série de problemas que o iOS 11 teve desde sua apresentação. Os rumores também apontam para aplicativos universais que possam rodar no iPhone, iPad e no Mac, além da possível chegada dos Animojis ao iPad graças a uma nova versão do tablet com os sensores de reconhecimento facial 3D do iPhone X.
Outras novidades podem incluir a navegação com abas em aplicativos para iPad. Segundo o site The Verge, para 2019 também estão no radar uma nova tela inicial para o iOS, mas isso é assunto para o iOS 13.
Tradicionalmente, após a apresentação no WWDC, a Apple libera a primeira versão prévia de seus sistemas operacionais em pouco tempo, o que significa que o iOS 12 deve estar disponível para instalação, ainda altamente experimental e voltado para desenvolvedores, já em junho.