Espaço permite que motociclistas parem à frente dos demais veículos. Sinalização é a mesma do Eixo Monumental.
Os espaços exclusivos para motos em semáforos, pintados no Eixo Monumental desde o ano passado, foram parar, também, ao longo da W3 Sul neste domingo (13). Ao todo, 104 bolsões para motociclistas foram criados. Nesta semana, começam as pinturas na W3 Norte.
Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), o espaço “oferece mais segurança aos condutores e pedestres”. Por isso, a intenção é que a sinalização esteja presente em todos os semáfotos da capital.
Os bolsões são espaços exclusivos posicionados antes da faixa de pedestres e à frente da marca de contenção para outros veículos, que permitem aos motociclistas ficar na linha de frente enquanto o semáforo estiver vermelho.
W3 Sul e Norte
Os trabalhos na Asa Sul começaram na quinta-feira (11), na altura da 515 Sul sentido região central. A partir desta segunda (14), a W3 Norte começa a receber os primeiros dos 88 bolsões exclusivos ao longo da pista.
As primeiras vias que receberam esse tipo de sinalização foram a S1 e a N1, no Eixo Monumental, em setembro de 2017. Ao todo, foram instalados 33 bolsões. O local foi escolhido pelo Detran devido ao “grande volume de motos que circulam na região e o alto índice de acidentes”.
Entre janeiro e março deste ano, 24 motociclistas morreram em acidentes de trânsito. Ao todo, eles são mais de 197 mil unidades, equivalente a 11,4% de toda a frota de veículos do DF.