Banda, que lança álbum ‘Sempre é hoje’, se apresenta às 21h desta quinta. ‘Camila, Camila’, ‘Astronauta de mármore’ e ‘Diga a ela’ estão no repertório.
Prestes a completar 30 anos de carreira, a banda Nenhum de Nós se apresenta nesta quinta-feira (7) no palco principal da Expotchê, em Brasília. O grupo toca sucessos ao longo da carreira e canções do 16º álbum, “Sempre é hoje”, lançado no ano passado. No palco regional da festa, a atração é o Grupo de Dança Querência de Formosa.
Criado em outubro de 1986, o Nenhum de Nós é considerado um dos mais bem-sucedidos grupos de rock do Rio Grande do Sul. A carreira inclui 13 álbuns de estúdio, quatro discos ao vivo e três DVDs. A banda ficou conhecida já no primeiro disco, com o sucesso de “Camila, Camila”, em 1987.
A formação original trazia os amigos Carlos Stein (guitarra), Sady Homrich (bateria) e Thedy Corrêa (baixo e voz). O guitarrista Veco Marques entrou para a banda em 1990, antes da gravação do terceiro disco, “Extraño”.
O tecladista e acordeonista (gaiteiro para os gaúchos) João Vicenti passou a participar dos shows em 1991, durante o Rock in Rio II. Ele foi efetivado como membro oficial em 1994, no disco “Acústico ao vivo”, o primeiro da fase independente.
O maior sucesso radiofônico da banda é a música “O astronauta de mármore”, versão da música “Starman”, de David Bowie. Presente no segundo álbum do grupo, “Cardume”, a canção foi a mais tocada do ano de 1989, alavancando a venda do disco para a marca de 250 mil cópias – o que rendeu o primeiro disco de ouro para eles.
Outros sucessos do Nenhum de Nós são as músicas “Sobre o tempo”, “Extraño”, “Eu caminhava”, “Das coisas que entendo”, “Amanhã ou depois”, “Ao meu redor” e “Diga a ela”. A banda também fez sucesso com regravações como “Tente outra vez”, de Raul Seixas, e “Sangue Latino, de Secos & Molhados. Em shows recentes, eles têm tocado “Música ligera”, da banda argentina Soda Stereo.
A Expôtchê teve início na última sexta-feira, com o show do Chimarruts. Tchê Guri foi a atração do sábado. O espaço tem dois palcos, um com as principais atrações e outro com artistas de dança e música típicas do Rio Grande do Sul (veja programação abaixo).
O evento acontece desde 1992 e reúne cerca de 150 mil pessoas por ano. O espaço funciona até sexta, das 16h às 23h, e no sábado e domingo, das 11h às 23h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Na primeira hora, a entrada é gratuita.
Ao todo, são 300 expositores em um espaço de 27 mil metros quadrados. Nos estandes, roupas, calçados, couro, malhas, lãs, queijos, salames, vinhos, sucos, chocolates, artesanato, churrasco e chimarrão, muitos deles feitos por pequenos produtores e integrantes de programas de agricultura familiar.
A feira é considerada a maior do tipo fora do Rio Grande do Sul. Nesta edição, a organização oferece espaços para crianças (Tchê kids), praça do vinho, área para cervejarias, praça do pão, praça do chimarrão e praça do café.
Segundo os organizadores, a Expotchê gera cerca de 3 mil empregos diretos. São 40 empresas do DF prestando serviço durante o evento. No estande de agricultura familiar gaúcha há representantes de 23 municípios, com produtos feitos de forma artesanal.
Há comidas, como salame, copa, defumados, morcilha, linguiça, linguiça, salame especial e copa defumada, bebidas, como vinho, cachaça, grappa, licores e caipirinha, doces, açúcar mascavo, rapadura, melado, amendoim e caldo de cana, sucos, queijos, erva-mate, cucas, pães, biscoitos, bolachas, grostoli caseiro, broa de polvilho, salgadinho pastelina, frutas e mudas de physalis e mirtilo e artesatos típicos.
Outro destaque dos últimos dias da festa é a banda Maskavo, de Brasília, que conta com três músicos com raízes gaúchas na formação. A festa tem também filho e neto de Teixeirinha, um dos maiores nomes da música do Rio Grande do Sul, apresentando o CD “Rei do disco” – apelido do artista.
Completam o time de atrações os compositores Hélio Ribas e Beto Gonzales, a dupla Paulo Toscano e Rafael e o grupo Cancioneiros do Planalto, todos dedicados à música regional gaúcha.
Querência de Cristalina, Querência de Formosa, Estância Gaúcha, Nova Querência de Buritis, Grupo Celta Sol da Meia Noite e Fandangueiros Distrital são os grupos de música e dança tradicional ao longo da programação.
Programação musical
Quinta-feira (7)
19h – Grupo de Dança Querência de Formosa – palco regional
21h – Nenhum de Nós – palco principal
Sexta-feira (8)
20h – Grupo Celta Sol da Meia Noite – palco regional
21h – Banda Maskavo – palco principal
Sábado (9)
14h – Grupo de Dança da Estância Gaúcha (mirim) – palco regional
16h – Grupo de Dança da Estância Gaúcha (juvenil) – palco regional
18h – Grupo de Dança da Estância Gaúcha – Adulto e Veterano – palco regional
20h – Beto Gonzales – palco regional
21h – Teixeirinha Filho e Neto – palco principal
Domingo (10)
15h – Grupo de Dança do CTG Nova Querência de Buritis – MG (juvenil) – palco principal
16h – Grupo de Dança do CTG Nova Querência de Buritis – MG (adulto) – palco principal
19h – Cancioneiros do Planalto – palco principal