Polícia Militar informou que cerca de 10 manifestantes colocaram fogos em pneus e fecharam pista. Fiscalização prevê retirada de 30 edificações urbanas do local.
Manifestantes contrários a ações de derrubadas em chácaras no córrego do Rodeador, na bacia do Rio Descoberto, bloquearam a BR-080, sentido Plano Piloto no balão do Incra 8, na manhã desta quarta-feira (1º). Segundo a Polícia Militar, cerca de dez pessoas atearam fogos em pneus e colocaram faixas na pista desde às 6h48.
O protesto ocorreu contra as ações da Agência Fiscalizadora do Distrito Federal (Agefis). Os bombeiros foram chamados, mas até a publicação desta reportagem, a pista ainda não tinha sido completamente liberada. A BR-080 é a principal rodovia que liga Brazlândia a Brasília.
As ações de retiradas da Agefis começaram em 25 de janeiro e são miradas em construções urbanas na região do córrego do Rodeador em uma área de aproximadamente 270 milhões de metros quadrados. O local deveria ser apenas para edificações de uso rural, de acordo com a agência.
O governo pretende retirar 30 construções irregulares da zona, que estariam desviando água do córrego. A superintendente de operações, Ana Cláudia Borges, informou que a operação deve durar três meses. As 30 construções irregulares que devem ser removidas já haviam sido notificadas há pelo menos dois anos.