Nesta terça-feira (18), o Governo Federal começará a pagar dois importantes benefícios para os brasileiros em situação de vulnerabilidade, sendo eles a terceira parcela do Auxílio Brasil, que traz novidades quanto ao número de beneficiários, assim como o vale-gás nacional.
Auxílio Brasil
Nesta terça-feira (18), o Auxílio Brasil volta a ser pago aos beneficiários, a novidade para o pagamento de janeiro, além do valor de R$ 400, diz respeito à inclusão de novas 2,7 milhões de famílias, assim o total de beneficiários passa de 17 milhões de famílias.
O calendário de pagamentos do benefício deste mês será por ordem do último dígito do NIS (Número de Identificação Social), sendo assim, confira o cronograma de pagamentos a seguir:
- Beneficiários com NIS final 1: recebem dia 18 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 2: recebem dia 19 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 3: recebem dia 20 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 4: recebem dia 21 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 5: recebem dia 24 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 6: recebem dia 25 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 7: recebem dia 26 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 8: recebem dia 27 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 9: recebem dia 28 de janeiro;
- Beneficiários com NIS final 0: recebem dia 31 de janeiro.
Para consultar o pagamento do seu benefício neste mês, e se você está incluso ou não nos pagamentos de janeiro, basta acessar um dos três canais de atendimento do programa:
- Telefone do Ministério da Cidadania, número 121;
- Canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, número 111;
- Pelo aplicativo Auxílio Brasil, disponível para celulares Android e iOS.
Vale-gás
O vale-gás nacional, será pago pela primeira vez para 5,47 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade, o benefício será pago no valor de R$ 52, metade do preço médio do valor do botijão de gás, e será liberado a cada dois meses, por um total de 5 anos.
No mês de dezembro, o vale-gás foi liberado excepcionalmente para cerca de 108.368 beneficiários de áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram os estados de Minas Gerais e Bahia.
No entanto, a partir deste mês de janeiro, o programa atingirá o total de pessoas previsto inicialmente pelo Ministério da Cidadania, porém, o número de beneficiários ainda está abaixo do ideal, onde o benefício, conforme projeções, deve chegar a todas as famílias do Auxílio Brasil, apenas em setembro de 2023.
Vale lembrar que o valor do benefício não é fixo, isso porque, sempre que ocorrer uma alteração no valor do botijão de gás divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o benefício deverá ser reajustado para manter os 50% do valor do item.
Fonte: Jornal Contábil