O banco de leite de Brasília está com o menor estoque dos últimos seis meses, informa a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O leite doado pelas mães ajuda na recuperação de bebês prematuros e de baixo peso.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a maio deste ano foram coletados 6.372 litros de leite materno. No mesmo período de 2012, foram 7.474 litros. A comparação dos números mostra uma redução de mais de mil litros do principal alimento para bebês com até seis meses de vida.
A coordenadora do banco de leite, Mirian Oliveira, diz que o local aonde é guardado o estoque de leite do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) está quase vazio. “A gente não tem conseguido coletar nem o mínimo que necessitaria, que são 1,5 mil litros por mês”, diz Miriam Oliveira.
Uma lei do ministério da Saúde diz que as mães só podem fazer doações e não amamentar outras crianças. A medida é para evitar a transmissão de doenças como hepatite, sífilis e HIV.
Para facilitar a doação, uma equipe dos bombeiros vai buscar na casa das mães o leite materno. A doação pode ser agendada pelo telefone 160, opção 4.
“O leite materno é extremamente digerível e tem todos os nutrientes que o bebê necessita para se desenvolver saudável”, explica o médico Luiz Antônio.