Em jogo disputado e na busca por título inédito, o Brasil perdeu para a Itália por 3 sets a 1. Na terceira parcial, a seleção brasileira marcou bons lances de ataque e bloqueio, mas a equipe adversária manteve o bom posicionamento ao longo da partida.
O jogo começou às 15h, no ginásio Nilson Nelson em Brasília-DF, e contou com grande público. Além da Itália, o Brasil perdeu para os Estados Unidos, na primeira etapa do torneio.
Jogo difícil
Na abertura do primeiro set, o Brasil saiu na frente da seleção italiana. No entanto, a equipe adversária abriu vantagem, chegando a marcar 7 pontos de diferença. Do lado verde e amarelo, houve erros de saque e defesa. Já as jogadoras italianas tiveram um sistema de ataque e bloqueio eficientes, resultando na parcial 25/17.
A seleção da Itália, liderada pelo técnico Davide Mazzanti, se manteve bem posicionada no segundo set. O diferencial da equipe brasileira foram os lances de ataque, que estiveram mais presentes em relação a primeira parcial. Durante o jogo, Rosamaria entrou e ajudou com levantamentos e bloqueios. A entrada da atleta também animou a torcida, pois ela esteve longe das quadras, se recuperando de uma lesão no tornozelo. Entretanto, a Itália finalizou o set com ampla vantagem em relação ao Brasil, com as parciais 25/15.
Para o entusiasmo do público, a seleção do técnico José Roberto Guimarães teve lances precisos no terceiro set. Logo no início da parcial, o lance da atacante italiana Egonu, considerada uma das melhores jogadoras do mundo, foi bloqueado pelas brasileiras. O sistema de bloqueio bem posicionado se manteve, e aliado a lances de ataque e erros de saques italianos, o Brasil venceu o terceiro set, marcando 25/14.
Com mais fôlego em quadra, a Itália retornou ao bom desempenho e ampla vantagem. Com gritos de “eu acredito”, a torcida tentou motivar a equipe brasileira. Mas a seleção adversária manteve os ataques e bloqueios bem-sucedidos, vencendo o quarto e último set com a diferença de 11 pontos, finalizando em 25/14.
Próximos jogos
Rosamaria agradeceu pelo apoio e alegria da torcida e convidou os torcedores para a última disputa da segunda etapa em Brasília, marcada para este domingo (19/6), às 10h, contra a Sérvia. “Saudade dessa torcida brasileira, estamos tentando manter um bom desempenho e retribuir esse carinho que recebemos”, declarou a atleta ao público.
A terceira etapa da Liga das Nações será disputada em Sofia, na Bulgária. O Brasil enfrentará as seleções da China, Coreia do Sul, Bulgária e Tailândia. As oito equipes com melhor desempenho irão disputar a fase final.
Confira a programação da Liga das Nações feminina:
Domingo (19/06) – 10h – Brasil x Sérvia (No Ginásio Nilson Nelson)
3ª etapa – acontecerá em Sofia, Bulgária:
29/06 – 11h – Brasil x China
30/06 – 14h – Brasil x Coreia do Sul
02/07 – 14h – Brasil x Bulgária
03/07 – 10h30 – Brasil x Tailândia