Serão 5 mil exemplares distribuídos gratuitamente; mapas estão disponíveis no Brasília Shopping. Objetivo é fortalecer identidade local e conectar pontos da cidade, diz idealizadora.
Um mapa com os melhores cafés, lojas de vinis, locais para ver o pôr do sol e visitar galerias em Brasília – uma rota afetiva de quase 200 lugares, traçada por artistas brasilienses. Esta é a proposta do “MAPA Brasília Cool Destination”, lançado nesta quarta-feira (19) pelo laboratório de turismo criativo Experimente Brasília.
Os 5 mil exemplares são gratuitos e estão disponíveis no balcão de informações do Brasília Shopping, na Asa Norte, para turistas e moradores. O objetivo, segundo a organização, é “conectar a Brasília que pulsa”. Uma das idealizadoras, Patrícia Herzog, diz também que a proposta é “fortalecer a identidade local e mostrar Brasília para o mundo”.
Os primeiros encartes foram distribuídos gratuitamente durante a Experiência BSB MAP na última sexta (14), no Brasília Shopping. No espaço, as pessoas puderam marcar, em um mapa colorido no chão, os pontos mais significativos afetivamente em Brasília.
A pequena Estela Nunes, de 5 anos, escolheu o Lago Paranoá como o seu preferido. O brasiliense Leonardo Botelho escolheu o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e alguns bares da Asa Norte – segundo ele, pelo saudosismo. “Conheço esses locais há muitos anos e ainda hoje continuo indo”, diz o morador da capital, de 37 anos.
A iniciativa da Experiência BSB MAP é um convite à interação, para que brasilienses possam compartilhar seus trajetos urbanos e indicar os lugares que frequentam em Brasília.
“O trabalho de mapeamento é vivo, dinâmico, estimulante e não acaba nunca. As cidades estão sempre em constante transformação. A todo momento surgem novos lugares, cantinhos são descobertos, viram redutos e pontos de encontro”, afirma a curadora do mapa, Tatiana Petra.
Esta é a segunda edição do mapa lançado pelo grupo com o mesmo objetivo, de conectar Brasília. A primeira edição foi publicada em dezembro do ano passado com a rota da “Brasília Criativa”. Nesta versão foram traçados os locais em que é possível fazer um voo de balão ou pedalar, por exemplo.
Os organizadores dizem pensar na possibilidade de uma versão digital do mapa, na forma de um app para celular. Apesar disso, como “a ideia é ser afetivo”, o grupo afirmou que as próximas edições ainda serão lançadas em papel.
Quem quiser sugerir locais de Brasília que possuam uma importância afetiva pode entrar em contato por meio das redes sociais do Experimente Brasília.