Objetivo é encontrar irregularidades na rede de esgoto; para fazer o teste, técnicos irão injetar fumaça na rede.
Funcionários da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) irão à QE 42, conjuntos A, B e C, do Guará II, a partir das 8h desta quinta-feira (15) realizar o ‘teste da fumaça’ na rede de esgotos. O trabalho de prevenção e regularização será feito para verificar ligações clandestinas para a rede pluvial. Para descobrir irregularidades, técnicos irão injetar fumaça atóxica e sem cheiro na rede.
Com a fumaça, a Caesb é capaz de identificar sistemas de esgoto interligados ao sistema de drenagem pluvial e lançamentos irregulares de drenagem pluvial na rede de esgoto, além de localizar possíveis danos à rede pública.
A fumaça poderá sair pelos ralos, calhas ou pias das casas. Se isso acontecer, os moradores deverão chamar os técnicos da companhia que estarão no local devidamente uniformizados e identificados. Segundo a Caesb, eles explicarão aos moradores o que fazer.
A companhia explicou que a ação será apenas preventiva e educativa, não havendo multa. A ideia é conscientizar os moradores sobre a importância de não fazer ligações clandestinas de esgoto, porque, quando isso acontece e a rede pluvial recebe uma grande carga de água da chuva, por exemplo, acabam ocorrendo transbordamentos.
O trabalho já foi feito na Vila Planalto, nos meses de novembro e dezembro. Nesta quinta-feira, o serviço será levado ao Guará II entre 8h e 14h. As pessoass poderão tirar dúvidas pelo telefone 115, da Caesb. A ligação é gratuita.