São Paulo – A 37ª edição da Feira Internacional de Cartum, capital do Sudão, contará com a participação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que terá um estande no evento em parceria com a Embaixada do Brasil em Cartum, representada pela embaixadora Patrícia Maria Oliveira Lima, e com a empresa que realiza as certificações Halal da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras Halal), associada à Câmara Árabe. Esta será a oitava participação da entidade no evento.
“A ideia é retomar a participação, já que o Sudão é um país muito importante e estratégico”, disse a gerente de relações institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, que estará presente na feira. Segundo ela, a visita servirá para entender melhor o mercado, conversar com empresários locais e observar quais podem ser projetos viáveis entre os dois países.
Ela terá também uma agenda paralela com empresários de lá e vai fazer a divulgação do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, que a Câmara Árabe promove em abril, na capital paulista. “É uma retomada de relacionamento (a Câmara Árabe não participou ano passado), indo para lá faremos contato com empresas e teremos mais informações qualitativas”, afirmou.
A gerente da entidade contou que os visitantes do estande da Câmara Árabe costumam perguntar principalmente por commodities, alimentos e máquinas agrícolas. Em 2019, o Brasil exportou US$ 17 milhões em produtos para o Sudão, valor 1,3% maior que o de 2018, principalmente em maquinário agrícola, ovos férteis, carne de frango, cosméticos capilares e doces.
A Feira Internacional de Cartum é um evento multissetorial que acontece no início de todos os anos e oferece uma ampla gama de produtos, serviços e oportunidades de investimento para estimular o comércio e os negócios no país. Este ano, o evento ocorrerá de 20 a 27 de janeiro, das 09 horas às 22 horas. “É uma feira muito grande, tem exposição de animais, carros, máquinas agrícolas, tem muita coisa”, disse Baltazar.
O evento é aberto ao público e 80% dos visitantes são sudaneses, mas países de várias regiões do mundo participam com estandes, como Turquia, Alemanha, Itália e outros países africanos. Representantes de empresas e famílias visitam a feira que, além da parte de negócios, conta com shows, venda de produtos no varejo, praça de alimentação, entre outras atrações. O evento é organizado pela Companhia Sudanesa para Zonas Francas.