Homenagem foi aos dois primeiros na linha de sucessão da família imperial Orléans Bragança. Autor da proposta defende volta da monarquia: ‘iria acabar com a crise no país’.
Câmara Legislativa concedeu neste mês o título de cidadão honorário de Brasília a dois herdeiros de Dom Pedro, da família imperial Orléans Bragança. São os dois primeiros na linha sucessão. O título de honraria é entregue a uma pessoa importante por “ajudar no desenvolvimento social local”. Assim, o homenageado passa a ser conterrâneo, mesmo que não tenha nascido ou viva na cidade.
Os dois homenageados são Dom Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach (primeiro na linha de sucessão) e Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança (segundo na linhagem). Ambos nasceram na França.
Assumidamente monarquista, o autor do projeto, deputado Lira (PHS), afirmou que os dois têm vivência em Brasília e que são pessoas que fazem parte da história do Brasil.
“Eles nasceram e se prepararam para governar o Brasil. São pessoas preparadíssimas do ponto de vista acadêmico. Falam seis ou sete idiomas, com dois ou três cursos superiores. São pessoas que amam o Brasil acima de tudo”, disse.
Ao G1, deputado defendeu a volta do Poder real.
“A monarquia parlamentarista iria acabar com a crise do país.”
“No primeiro ato de corrupção no governo, já iria destituir o primeiro-ministro. A troca seria automática. E são pessoas que têm vida ilibada. Jamais iriam se envolver com corrupção, porque não precisam fazer conchavos com ninguém para se manter no poder. Estão acima de tudo isso.”
Petrópolis, em dia ensolarado