Homenagem foi aos dois primeiros na linha de sucessão da família imperial Orléans Bragança. Autor da proposta defende volta da monarquia: ‘iria acabar com a crise no país’.
Câmara Legislativa concedeu neste mês o título de cidadão honorário de Brasília a dois herdeiros de Dom Pedro, da família imperial Orléans Bragança. São os dois primeiros na linha sucessão. O título de honraria é entregue a uma pessoa importante por “ajudar no desenvolvimento social local”. Assim, o homenageado passa a ser conterrâneo, mesmo que não tenha nascido ou viva na cidade.
Os dois homenageados são Dom Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach (primeiro na linha de sucessão) e Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança (segundo na linhagem). Ambos nasceram na França.
Assumidamente monarquista, o autor do projeto, deputado Lira (PHS), afirmou que os dois têm vivência em Brasília e que são pessoas que fazem parte da história do Brasil.
“Eles nasceram e se prepararam para governar o Brasil. São pessoas preparadíssimas do ponto de vista acadêmico. Falam seis ou sete idiomas, com dois ou três cursos superiores. São pessoas que amam o Brasil acima de tudo”, disse.
Ao G1, deputado defendeu a volta do Poder real.
“A monarquia parlamentarista iria acabar com a crise do país.”
“No primeiro ato de corrupção no governo, já iria destituir o primeiro-ministro. A troca seria automática. E são pessoas que têm vida ilibada. Jamais iriam se envolver com corrupção, porque não precisam fazer conchavos com ninguém para se manter no poder. Estão acima de tudo isso.”