Exposição com 26 obras celebra 40 anos de carreira do artista maranhense.
Visitação é gratuita e acontece no horário de funcionamento da Casa.
A Caixa Cultural Brasília recebe a partir desta terça-feira (8) a exposição Soixante-Dix, do artista plástico Juarez Machado. A mostra reúne 41 peças, entre óleos, desenhos, esculturas e nove trajes do pintor. A mostra pode ser vista gratuitamente até 8 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 21h.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal recebe a partir desta quarta (7) a exposição “Do popular ao erudito”, em comemoração aos 40 anos de carreira do artista plástico Péricles Rocha. A mostra pode ser vista gratuitamente até 31 de outubro no horário de funcionamento da Casa.
São 26 telas inspiradas na cultura popular e nos ritmos nordestinos e concluídas ao longo de dois anos pelo artista maranhense. “São cores que eu trouxe do sertão. O ocre, o bege, o marrom das roupas dos vaqueiros, da nossa cultura sertaneja, são tons que trouxe para misturar”, diz Rocha.
Obra do artista plástico Péricles Rocha
(Foto: Reprodução)
A coleção traz obras em que o artista faz referência ao sincretismo religioso, com imagens de anjos da Igreja Católica, cálices e espadas justiceiras. O trabalho também retratam os “sonhos de felicidade de uma gente que crê”.
Péricles Rocha começou a pintar aos 8 anos na beira do Rio Parnaíba, na cidade de Benedito Leite, no Maranhão. Pintor, escultor, desenhista e ilustrador, ele cursou escultura na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro.
A primeira mostra individual ocorreu em 1977, na Galeria Sérgio Milliet, no Rio de Janeiro. Entre 1978 e 1980, ilustrou o livro Poeta do Absurdo, de Orlando Tejo. Em 1982, estudou no Instituto Lorenzo de Médici, em Florença, na Itália. Rocha instalou, ao lado de outros artistas, o Centro de Artes Jupiaçu, em São Luís do Maranhão.
Exposição “Do popular ao erudito”
Em comemoração aos 40 anos de carreira de Péricles Rocha
Data: de 7 a 31 de outubro
Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do DF
Horário de funcionamento da Casa
Entrada franca