TV digital e bate-papo com vlogueiros são assuntos do dia. Maratona de palestras, oficinas, workshops, exibições e competições vai até domingo.
A Campus Party Brasília entra no terceiro dia de atividades nesta sexta-feira (16), sem sinais de cansaço por parte do público, dos campuseiros e dos organizadores. A maratona de palestras, oficinas, workshops, exibições e competições continua até o próximo domingo (17), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Logo pela manhã, o público pode participar de conversas com empreendedores do DF, em temas que vão da “internet das coisas” (aparelhos domésticos multiconectados) a técnicas inovadoras de ensino escolar. Workshops e palestras para novos empreendedores também fazem parte da programação matinal, na área restrita aos campuseiros que compraram ingresso.
Às 11h30, a TV Globo participa da Campus Party BSB com um bate-papo sobre o universo da TV Digital. A conversa acontece no palco Criatividade e Entretenimento, logo após a entrada da área restrita, e passará por três temas – multiplataformas, nerds no mercado de trabalho e produção gráfica.
A programação continua durante toda a tarde, nas áreas interna e externa do Centro de Convenções. Às 15h, o cofundador do evento Paco Ragageles dá workshop para formar embaixadores do projeto Feel the Future, que busca “soluções práticas para um futuro onde não existirão empregos da maneira como os conhecemos hoje”. A atividade acontece ao lado da pista de drones, na área aberta ao público geral.
À noite, é a vez dos youtubers tomarem conta das áreas principais da Campus Party BSB. A partir das 21h30, produtores de conteúdo da capital federal se reúnem no espaço dos workshops de criatividade e entretenimento. Logo depois, às 22h30, Maurício Cid do canal “Não Salvo” sobe ao palco principal. No mesmo horário, os campuseiros podem desafiar os criadores do canal “La Fênix” no palco Criatividade e Entretenimento.
Confira alguns destaques da programação da Campus Party BSB nesta sexta:
10h – “Como aprender de forma descontraída”: professores do DF que fazem um talk show semanal, em redes sociais, falam sobre maneiras inovadoras de elevar o aprendizado de alunos de baixa renda. Na Campus Drops, no espaço aberto ao público.
10h30 – “O papel dos pais no futuro da educação”: os pais dos palestrantes mirins da Campus Party BSB sobem ao palco principal, acompanhados dos filhos, para falar sobre a criação com liberdade e o incentivo ao empreendedorismo mirim.
11h30 – “A Globo traz para a Campus Party o universo da TV digital”: bate-papo com gestores da TV Globo Brasília no palco Criatividade e Entretenimento, sobre temas como a mídia multiplataforma, o espaço dos nerds no mercado de trabalho e a produção gráfica para a TV.
15h – “Workshop de formação de embaixadores do projeto Feel the Future”: o espanhol cofundador da Campus Party Paco Ragageles capacita espectadores interessados em discutir o futuro do mercado de trabalho em meio aos robôs, à inteligência artificial e às outras mudanças causadas pelo avanço tecnológico. Na área aberta, próximo à pista dos drones.
16h30 – “Sessão Musical: Improvisação e criatividade nos negócios”: o músico e empreendedor Ney Neto faz uma palestra musical para mostrar a união de suas duas carreiras na construção de um negócio criativo. O público é convidado a participar com instrumentos “de verdade” e aplicativos de música, no palco principal.
18h30 – “O Futuro do Trabalho”: o secretário de Trabalho do DF, Thiago Jarjour, o ex-ministro do Trabalho Migul Rossetto e o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, se reúnem no palco principal para falar sobre a disputa entre humanos e máquinas pelos empregos do futuro.
21h30 – “Encontro de Youtubers de Brasília”: oito convidados promovem um talk show no espaço dos workshops de Criatividade e Entretenimento, para conversar com os campuseiros sobre pré, pós e produção audiovisual para a web.
22h30 – “Não Salvo: da Coreia do Norte ao Prêmio Puskas”: o responsável pelo blog Não Salvo, Maurício Cid, fala sobre as ações virais promovidas pelo site e conersa com os campuseiros sobre mobilização virtual.
Veja algumas das atrações da área open, aberta ao público durante os próximos dias de Campus Party:
– Simuladores de helicópteros, carros de corrida, drones, asa delta e carrinho de rolimã, entre outros
– Etapa Brasília do Campeonato Brasileiro de Corrida de Drones, com pilotos profissionais
– Hóquei Party de robôs, torneio disputado por oito times (compostos por três robôs, cada)
– Projetos locais como o “Truck Autônomo”, caminhão controlado pela plataforma acessível Arduíno
– Redação Móvel da TV Globo, estandes de patrocinadores, food trucks e projetos universitários para visitação