Inmet diz que situação é explicada pelo contato entre alta umidade na madrugada e baixa temperatura. Previsão é de situação mudar ao longo do dia.
Cartão postal de Brasília, o Lago Paranoá amanheceu encoberto com névoa na manhã desta quinta-feira (11). Imagens do cinegrafista da TV Globo Lázaro Aluísio registraram o fenômeno climático, percebido no calçadão da Asa Norte.
O meteorologista Luiz Cavalcanti, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disse que a situação é explicada pela alta umidade que atingiu o Distrito Federal no começo do dia, que começou com temperatura de 13 ºC. A umidade acaba se condensando próximo do solo.
“Quando você vê formação de névoa ou nevoeiro, é uma parcela da atmosfera que tá mais quente do que próximo à superfície. Se tem umidade, ela provoca essa condição”, afirmou. “Pela manhã, está bastante úmido. A umidade atingiu 70%, e ela cresce principalmente à noite.”
Com o avançar do dia, a situação deve mudar. A previsão é de que a umidade caia para 20%, com temperatura chegando a 29 ºC. “As variações são muito grantes. Estamos há muitos dias sem registrar chuva significativa”, continuou o meteorologista.
O Inmet deu sinal de alerta em relação à baixa umidade ao longo do dia. “Tem que se prevenir. Quando abaixa de 30% e a temperatura também abaixa, isso traz bastante desconforto para o nosso corpo.”