Avisos estão em árvores da 112 Sul; moradores se dizem assustados. De janeiro a maio, GDF registrou 1.439 roubos a pedestres em Brasília.
Cartazes pregados em árvores da 112 Sul alertam os usuários do Metrô do Distrito Federal sobre os roubos que ocorrem na região. Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública do GDF registra 1439 ocorrências de roubo a pedestres em Brasília entre janeiro e maio deste ano.
Em um dos avisos afixados, as vítimas alertam: “Cuidado! Fomos assaltados nessa calçada por um casalzinho muito jovem. Tinha cerca de 20 anos e uma faca.” Outros cartazes informam aos pedestres que o assalto ocorreu às 16h e que os arredores se tornaram “regiões sensíveis”.
“Para chegar a esse ponto de colocar cartazes nas árvores, é porque está difícil. A minha patroa pediu para eu passar por cima do Eixão”, afirmou a diarista Marilete Pereira. O técnico de redes João Vitor Alves diz que a região fica sem luz durante as noites.
Em 22 de julho, um assalto próximo à estação de metrô do Guará foi filmado e as imagens mostram o momento em que dois agentes da companhia imobilizam um homem suspeito de assaltar um passageiro.
Na tarde desta quarta-feira (7), um carro da Polícia Militar foi visto parado próximo à estação. Apesar da presença policial, os moradores da região e os usuários do metrô se sentem inseguros. “Tem pouco policiamento nessa região, a não ser em dias de grandes eventos quando eles deixam um carro aqui. Fora isso, é assim”, afirma o gerente de vendas Paulo Melo.
Em nota, a Polícia Militar informou que a segurança nas estações de metrô é de responsabilidade da companhia e que faz rondas constantes que têm aumentado o número de prisões. O Metrô não atendeu as ligações.