Equipamentos começaram a ser distribuídos no último sábado em Ceilândia. Serão 7 mil geladeiras, 80 mil lâmpadas e 2 mil aquecedores.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) vai investir R$16 milhões na compra de geladeiras, lâmpadas econômicas e aquecedores solares que serão entregues a famílias carentes. Os objetos serão para substituição de equipamentos antigos. A medida tem como objetivo economizar nas contas de energia. O programa “Agente CEB” deve beneficiar sete mil famílias.
Ao todo, serão 7 mil geladeiras, 80 mil lâmpadas e 2 mil aquecedores. As entregas começaram no Sol Nascente, em Ceilândia, no último sábado (10) e continuavam na manhã desta segunda. De acordo com a CEB, outras regiões do DF serão contempladas, mas ainda não há um cronograma definido de distribuição dos equipamentos.
Para ser beneficiado, o morador precisa estar cadastrado em algum programa social do governo. Cada família pode substituir até sete lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que consomem menos energia. Cada residência também terá direito a um refrigerador. Ao entregar os novos equipamentos, os técnicos da CEB recolhem os antigos. As geladeiras e lâmpadas antigas serão levadas para uma empresa de reciclagem.
Funcionários da CEB vão às regiões administrativas com maior número de pessoas carentes para avaliar a situação dos eletrodomésticos e indicar a necessidade de troca. De acordo com a companhia, o consumo de uma geladeira usada chega a 120 kWh/mês. As novas consomem metade deste valor. Todos os equipamentos distribuídos pela CEB têm o selo Procel de Economia de Energia, que atesta o baixo consumo.
Para receber aquecedores, as famílias precisam atender a algumas exigências. As casas precisam ter laje e espaço físico suficiente para a instalação do equipamento. Uma empresa contratada pela CEB fará a instalação dos aquecedores gratuitamente nas casas que atenderem aos requisitos.