A mostra, aberta nesta segunda-feira (8), está em cartaz no Aeroporto Internacional de Brasília. A exposição vai até 5 de maio e a entrada é gratuita.
Ilustração satiriza o clima brasiliense — Foto: Daniel Zukko/Divulgação
Pelos desenhos, o artista revela hábitos e expressões que integram o cotidiano de quem mora no DF. Nos quadrinhos, Zukko explica o que são tesourinhas, camelo, baú, zebrinha, quadra, bloco, entre outras expressões que fazem parte do vocabulário candango e “não são o que parece”, ou “não parecem o que são”.
“A ideia é apresentar Brasília para quem chega no aeroporto JK”, diz ele. “Os textos e ilustrações traduzem o jeito brasiliense de levar a vida, com todas as suas tradições, culturas, misturas, gírias e sotaques”.
“É mais uma forma de quebrar preconceitos e apresentar para o resto do Brasil uma capital que vai muito além da política, que também temos atrações culturais próprias.”
Exposição ‘Cenas candangas’ no Aeroporto Internacional de Brasília — Foto: Inframerica/Divulgação
Uma das obras expostas mostra, por exemplo, um brasiliense admirado pelo colorido do ipê durante o período da seca (veja no topo da matéria). Ao mesmo tempo, um pingo vermelho no nariz do personagem ironiza os “efeitos colaterais” causados pelo clima nessa época do ano.
Outra ilustração revela as (drásticas) mudanças de tempo que ocorrem em um só dia na capital. Segundo o artista, dá para experimentar a primavera, o verão, o outono e o inverno em apenas 24 horas. O desenho recebeu o nome de “põe casaco, tira casaco”.
Ilustração do livro ‘Cenas Candangas’ — Foto: Daniel Zukko/Divulgação
Em outro desenho, Zukko também abusa do bom humor e recomenda aos turistas os itens essenciais para sair de casa.
“Protetor solar, cachecol e galochas para sobreviver às mudanças climáticas na região candanga, pode confiar, não falha nunca.”
As ilustrações também foram reunidas em um livro: o “Guia ilustrado do quadrado’s way of life”, lançado no ano passado.
Programe-se
- Exposição ‘Cenas candangas’
- Data: 8 de abril a 5 de maio
- Local: piso de desembarque do Aeroporto de Brasília
- Horário: aberta 24 horas
- Entrada gratuita