Extensões que mineram criptomoedas vão ser banidas da loja do navegador Chrome. O Google anunciou mudanças na Chrome Web Store para garantir a segurança dos usuários do browser.
A partir de agora, quem tentar incluir uma extensão com script de mineração de moedas como bitcoin não vai mais ter autorização para disponibilizá-la na Chrome Web Store a partir de agora. Em julho, todas as que já são oferecidas pela loja vão ser removidas.
A medida foi tomada para fins de segurança. De acordo com o Google, nos últimos meses extensões maliciosas com scripts escondidos ganharam força. A empresa diz que 90% das extensões com esses scripts que foram enviadas para a loja do Chrome não cumpriam os termos exigidos pelo Google.
Quando estão em ação, esses scripts consomem grande quantidade do poder computacional das máquinas, prejudicando desempenho e consumo de energia deles. Muitos usuários querem minerar criptomoedas por vontade própria, mas outros não sabem que certos anúncios e extensões escondem scripts que fazem isso, usando o poder do computador deles sem consentimento.
Não é a primeira medida tomada pelo Google com o objetivo de parar o crescimento dos scripts de mineração de criptomoedas. A empresa já anunciou que vai banir todos os anúncios publicitários vinculados a moedas virtuais a partir de junho.