Congresso Nacional, Catedral Metropolitana, Esplanada dos Ministérios e Palácio do Buriti receberam iluminação especial. Decoração faz parte da campanha do ‘Mês das Águas’.
Monumentos de Brasília vão ser iluminados de azul durante um mês para alertar sobre a pior crise hídrica que atinge o Distrito Federal – que passa por racionamento desde janeiro. Prédios do Eixo Monumental e da Esplanada dos Ministérios ganharam a nova “roupagem” nesta segunda-feira (6).
Entre os monumentos que foram iluminados estão a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e o Palácio do Buriti – sede do governo local. A ação também faz parte da campanha nacional do Ministério do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Águas, para o “Mês das Águas”, comemorado anualmente em março.
Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, a mudança estética tem objetivo de mostrar à população que o momento atual é importante. Ele também reforçou a necessidade de se fazer ajustes e esforços para diminuir o consumo de água, a fim de o volume dos reservatórios voltar a subir.
“Se cada um fizer sua parte, nós vamos garantir mais água nos reservatórios e uma utilização mais racional, mais eficiente. Com isso, vamos vencer os desafios do período de estiagem que se aproxima”, disse.
O racionamento começou na capital, no dia 16 de janeiro. O reservatório do Descoberto foi o primeiro a ter racionamento e toda a região abastecida por ele vem tendo restrição de água desde então. Já o reservatório de Santa Maria, começou a passar por racionamento apenas a partir da segunda-feira de carnaval (27). Até a última atualização desta reportagem, o Descoberto estava com 43,35% do volume total e Santa Maria com 47,56%.