No ano passado, você pode ter sido viciado em Beyoncé . Mas hoje em dia você gosta mais de Lizzo . Você também já passou por uma fase de ser obcecado por plantas de casa, mas ultimamente começou a colecionar canetas esferográficas.
Os gostos e interesses das pessoas mudam. Então, por que nossos históricos de dados do Google devem ser eternos?
Por anos, o Google mantém um registro de nossas pesquisas na Internet por padrão. A empresa acumula esses dados para criar perfis detalhados para nós, o que ajuda a fazer recomendações personalizadas para o conteúdo, mas também permite que os profissionais de marketing nos segmentem melhor com anúncios . Embora existam ferramentas que podemos usar para limpar manualmente nossos históricos de pesquisa do Google, poucos de nós se lembram disso.
Por isso, recomendo que todos experimentemos as novas ferramentas de privacidade do Google. Em maio, a empresa introduziu uma opção que permite excluir automaticamente os dados relacionados às nossas pesquisas no Google, solicitações feitas com seu assistente virtual e nosso histórico de localização.
Na quarta-feira , o Google seguiu expandindo a capacidade de exclusão automática para o YouTube. Nas próximas semanas, ele começará a implantar um novo modo privado para quando você estiver navegando para um destino com o aplicativo Google Maps, o que pode ser útil se você estiver indo a algum lugar que deseja manter em segredo, como o consultório de um terapeuta .
“Todo esse trabalho serve para ter uma ótima experiência do usuário”, disse Eric Miraglia, diretor de proteção de dados do Google, sobre os novos recursos de privacidade. “Parte dessa experiência é: como o usuário se sente sobre o controle que possui?”
Como usamos melhor as novas ferramentas de privacidade do Google? A empresa me deu uma demonstração dos controles mais recentes desta semana e testei as ferramentas que ele lançou no início deste ano. Aqui está o que saber sobre eles.
Como excluir automaticamente seu histórico de pesquisa
A maioria dos novos controles de privacidade do Google está em uma ferramenta da web chamada Minha atividade . (Aqui está o URL: myactivity.google.com.)
Depois de acessar a ferramenta e clicar em Controles de atividade, você verá uma opção chamada Atividade na Web e de aplicativos. Clique em Gerenciar atividade e, em seguida, no botão abaixo do ícone do calendário. Aqui, você pode definir seu histórico de atividades em vários produtos do Google para se apagar automaticamente após três meses ou após 18 meses. Esses dados incluem pesquisas feitas no Google.com.br, solicitações de voz feitas com o Assistente do Google, destinos pesquisados no Google Maps e pesquisas na loja de aplicativos do Google Play.
Qual duração você deve escolher? Depende de quanto você se preocupa em obter recomendações personalizadas.
Digamos que você esteja fazendo muitas pesquisas no Google sobre celebridades e filmes. O Google Notícias recomendará artigos de notícias para você ler sobre esses tópicos com base nessas pesquisas. Portanto, se você é firme em seguir as notícias de celebridades e filmes, definir pesquisas para excluir depois de 18 meses é provavelmente uma boa opção. Se você é mais inconstante com seus interesses, três meses podem ser melhores.
Se você é do tipo que não deseja receber recomendações personalizadas sobre os produtos do Google, basta desativar o histórico de pesquisas da sua conta. Ao lado da opção Atividade na Web e de apps, coloque o interruptor na posição desligado.
Como excluir automaticamente seu histórico do YouTube
Uma novidade nos controles de privacidade do Google nesta semana é a capacidade de excluir automaticamente seu histórico do YouTube, que inclui pesquisas e vídeos que você assistiu.
Na ferramenta Minhas atividades, clique em Controles de atividades e procure o botão para o histórico do YouTube. Clique em Gerenciar histórico e você verá um ícone de calendário semelhante, que permite definir o histórico do YouTube para excluir após três meses ou 18 meses.
Como e quando usar o modo privado e excluir automaticamente no Google Maps
Nas próximas semanas também chegará o chamado modo de navegação anônima no Google Maps. Ativar esta opção permite procurar e navegar para destinos sem criar um histórico de localização. Também impede que outras pessoas vejam suas pesquisas anteriores.
Para ativá-lo, abra o aplicativo Google Maps e toque no ícone da conta no canto superior direito. Em seguida, clique em Ativar o modo de navegação anônima.
Isso pode ser útil em algumas situações:
-
Se você estiver encontrando alguém para discutir um assunto comercial delicado, o modo de navegação anônima impedirá que o local da reunião seja gravado.
-
O Google Maps permite que você compartilhe constantemente sua localização com alguém como seu parceiro romântico. Se você deseja que seu local seja mantido em segredo, como ao comprar um anel de noivado, você pode ativar o modo de navegação anônima.
-
Digamos que você esteja dirigindo e um membro da sua família esteja usando o aplicativo Maps no seu telefone para navegar para um novo endereço. A ativação do modo de navegação anônima oculta as pesquisas anteriores em mapas dessa pessoa.
O Google agora também inclui uma opção de exclusão automática para o histórico de localização. Na ferramenta Minha atividade, clique em Controles de atividade, role até Histórico de localização e clique em Gerenciar atividade. Na página seguinte, encontre o ícone em forma de noz e clique em Excluir automaticamente o histórico de localizações. Você pode definir os dados para limpeza automática após três meses ou 18 meses.
Para aqueles que não desejam que o Google crie um registro do histórico de localização, há uma opção para isso. Na página Minha atividade, clique em Controles de atividade, role até Histórico de localização e coloque a chave na posição desligado.
Apenas faça
Ao oferecer essas ferramentas de privacidade, o Google está um passo à frente de outros gigantes da Internet como o Facebook e o Twitter, que não oferecem maneiras de excluir facilmente grandes lotes de postagens datadas.
No entanto, não há um modelo único para o modo como as pessoas devem usar os controles de privacidade do Google, pois todos têm estilos de vida diferentes e níveis de paranóia. Para ter uma idéia de como você pode personalizar essas configurações, aqui está minha configuração pessoal:
-
Defino meu histórico de pesquisa para exclusão automática. Raramente uso o Google Assistant e não visito o Google Notícias, ou seja, não me beneficio de recomendações personalizadas. Mas estou sempre checando o Google Maps e é útil ter um histórico recente dessas pesquisas para revisitar destinos. Por isso, defino a Atividade na Web e de aplicativos para excluir automaticamente após três meses.
-
Defino meu histórico do YouTube para se autodestruir. Entro e saio de fases que envolvem diferentes tipos de alimentos e gosto quando o YouTube apresenta novas receitas com base em pesquisas recentes. Por isso, defino meu histórico do YouTube para exclusão automática após três meses.
-
Também defini meu histórico de localização para exclusão automática. Uso o Google Maps regularmente e faço grandes viagens duas vezes por ano. É útil informar ao Google onde eu estive recentemente, para que o aplicativo do Google Maps carregue endereços relevantes e lembre-se dos lugares em que estive. Mas não é útil para o Google continuar a saber que fui ao Havaí no mês passado para férias. Por isso, defino meu histórico de localização para limpeza automática após três meses.
É difícil imaginar por que alguém não gostaria de tirar proveito das ferramentas de exclusão automática do Google. Não há nenhum benefício prático em deixar o Google manter um histórico de nossas atividades on-line há anos. Portanto, não demore em limpar um pouquinho dos seus traços digitais.