O vale-gás é um programa criado pelo Governo Federal no final de 2021, a fim de ajudar diversas famílias que tiveram sua renda reduzida devido à pandemia na compra do botijão de gás. Um dos principais objetivos do governo é ampliar ainda mais o acesso dos brasileiros a esse auxílio. Por isso, confira como vai funcionar a inclusão de novos beneficiários do vale-gás.
Como será a adição de novos beneficiários no vale-gás?
Segundo informações do Ministério da Cidadania, em fevereiro de 2022, mais de 5 milhões de pessoas conseguiram receber o dinheiro do vale-gás. Esse número aumentou em mais de 100 mil beneficiários quando comparado com a primeira remessa em 2021.
Nesse sentido, embora o governo tenha a intenção de aumentar ainda mais esse número, já foi informado que isso será feito de forma progressiva e analítica. Assim, vale ressaltar que o vale-gás é liberado a cada dois meses, e esse é um dos motivos pelo qual a entrada de novas pessoas no programa seguirá esse mesmo período.
Quais são os critérios para conseguir o vale-gás?
Para entrar na fila para conseguir o auxílio, é importante estar regular com os critérios que o governo está exigindo. Com isso, é importante que a família esteja escrita no CadÚnico. Além disso, também é necessário ter uma renda familiar mensal per capita menor ou igual a R$ 606 , ou seja, metade de um salário mínimo.
Além disso, famílias com algum membro que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem receber o vale-gás. Vale ressaltar ainda que o programa prioriza famílias em que a mulher foi vítima de violência doméstica e que estejam sob o monitoramento preventivo.
Como sacar o auxílio?
É possível fazer o saque do benefício nos caixas eletrônicos disponíveis pelo Brasil. Para isso, você precisa clicar em “Saque no caixa”, escolher a opção “Benefícios emergenciais” e informar o código de saque que é apresentado no Caixa Tem. Depois disso, é só clicar em confirmar e receber o valor desejado.
Fonte: R7