O coral brasiliense Cantus Firmus comemora 25 anos de existência neste mês. Para celebrar a data, o coro vai reunir 150 artistas no palco da Escola de Música de Brasília, entre cantores, ex-cantores do grupo e maestros internacionais. A apresentação acontece nesta sexta-feira (29), às 20h.
Como os ingressos já estão esgotados, o concerto será transmitido ao vivo pelas redes sociais do grupo. Uma reapresentação também está prevista para o mês de outubro, com data e local a definir.
No repertório desta sexta (29), música contemporânea, composições inéditas, apresentações solo e muitas outras com o acompanhamento de piano, clarinete e percussão. A maestrina Isabela Sekeff conversou e se referiu ao repertório do dia como “especial e bastante eclético”.
“Vamos reunir pessoas que não se viam há mais de 20 anos, cantores e ex-cantores. Vamos cantar músicas desde o começo do coral até canções compostas exclusivamente para o grupo.”
Segundo a maestrina, o ponto alto da apresentação comemorativa dos 25 anos será o reencontro no palco, ao fim do concerto, entre os atuais membros do coral com outros 90 cantores que já passaram pelo grupo. O público também poderá conhecer o trabalho de quatro maestros convidados: dois brasilienses, um norte-americano e um argentino.
“Teremos um coro misto, com soprano, contralto, tenor e baixo”, diz Isabela.
Cantus Firmus, 25 anos
O coral foi fundado em 1992 e começou com um grupo de amigos que cantava em orfanatos do DF, aliando música, arte e ações sociais. Tempos depois, quando surgiu a primeira turnê – pelo interior de Minas Gerais -, o grupo se consolidou.
Acabou cruzando o oceano, e participou de concursos internacionais em países como México, Hungria, Áustria e Alemanha. Atualmente, o Cantus Firmus conta com 54 integrantes.
O repertório do coro é eclético e variado. Vai desde canções folclóricas brasileiras e latinas à música sacra e erudita, passando pelo gospel, o jazz, a música de câmara, mas com especial ênfase na música brasileira.
No ranking da agência alemã de corais, Interkultur, o Cantus Firmus está classificado em 328° lugar entre mais de 8 mil coros de todo mundo. O nome do grupo, segundo a maestrina Isabela Sekeff se refere a uma forma de composição musical de origem na Idade Média.
“É um canto firme, que permeia muitas outras vozes.”
Serviço:
Concerto comemorativo de 25 anos do coral Cantus Firmus
Local: Escola de Música de Brasília
Horário: 20h
Ingressos estão esgotados, mas é possível conferir a transmissão ao vivo pela internet.