O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (10/3), o Berçário Buriti para os filhos das servidoras da administração direta do governo. Localizado no anexo do Palácio do Buriti, o espaço faz parte do Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis-DF).
Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou a importância e a alegria da inauguração do espaço. “Esse é um projeto que nós temos de valorização dos servidores do Distrito Federal, é uma proposta nossa que vem desde a campanha para valorizar o trabalho dos servidores e facilitar, principalmente, a vida das mães que trabalham no DF”, ressaltou o governador.
Além do berçário Buriti, Ibaneis expressou a vontade de ampliar o serviço para outras regiões da capital. “O projeto para o futuro é exatamente que a gente possa estabelecer um berçário como esse em cada uma das regiões do DF. Serão, pelo menos, cinco berçários que a gente espera colocar à disposição das mães que também trabalham nos demais órgãos”, pontuou Ibaneis.
Para a servidora pública Rebeca Félix, 32 anos, a possibilidade de deixar o pequeno Levy, de 6 meses, no berçário ao lado do trabalho a deixa menos preocupada. “É uma segurança, porque ele é muito novinho ainda. A gente acaba tentando pegar férias e tudo mais para poder ficar mais tempo por perto”, contou Rebeca, que é servidora há cinco anos.
Outra vantagem para ela é poder acompanhar o crescimento do filho mesmo no trabalho e estar próxima, caso haja alguma emergência. “Não vou perder algumas etapas dele com ele por perto assim. Não tem preço. O que mais traz segurança é saber que posso acudir”, comentou a servidora.
O berçário vai atender até 60 crianças com idade entre 6 e 24 meses completos, que sejam dependentes das servidoras do governo local. Além disso, serão destinadas até 20% das vagas às servidoras com deficiência.
Para as crianças que ficarem no berçário, será oferecido cinco refeições, banho e todo o suporte necessário, enquanto as mães trabalham.
Proamis-DF
Destinado a todas as servidoras da administração pública do DF, o Promais realiza ações de apoio à gestante, ao incentivo ao aleitamento materno e à proteção da infância. O programa foi lançado pela Secretaria de Economia e conta com cursos, palestras e atividades físicas.
Além disso, serão oferecidas atividades de cuidado e proteção à criança e à família e de fortalecimento do vínculo afetivo mãe-criança. As ações são desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, da pasta econômica.
Fonte: Correio Braziliense