Um foguete Soyuz, que transporta o telescópio espacial europeu Gaia, decolou nesta quinta-feira do centro de Kuru, na Guiana Francesa, segundo a transmissão da agência Arianespace. O foguete lançador decolou às 9h12 GMT (7h12 de Brasília).
O telescópio Gaia, que medirá com extrema precisão a distância de um bilhão de estrelas de nossa galáxia, deve separar-se da fase superior do foguete após 41 minutos e 59 segundos de voo.
Antes da separação, enviará um primeiro sinal por rádio à estação de Perth (Austrália) da Agência Espacial Europeia (ESA).
Gaia se posicionará a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, em um local privilegiado – o ponto de Lagrange 2 -, que tem como uma de suas vantagens possuir um entorno térmico estável, e descreverá uma órbita elíptica para evitar os eclipses do sol pela Terra.
A missão vai durar no total cinco anos, talvez seis, durante os quais o telescópio-satélite localizará um bilhão de estrelas, cada uma das quais será observada setenta vezes. Em mais de 99% delas, nunca se estabeleceu com precisão sua distância com relação à Terra.