Nomeado nesta terça-feira (10/1), o delegado Leandro Almada da Costa vai assumir o comando da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro. Formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Almada já investigou a atuação da Polícia Civil no caso Marielle.
Sob o comando dele, a PF concluiu que houve obstrução na investigação do assassinato da vereadora e do motorista da parlamentar, Anderson Gomes. Quatro anos antes de ser delegado, em 2008, Almada foi militar do Exército.
Leandro Almada da Costa vai substituir o delegado Roberto Costa da Silva, que ficou à frente da Superintendência Regional da PF do Rio por seis meses.
Almada já comandou corporação em AM
Entre o histórico de 14 anos como delegado da PF, o novo superintendente da corporação no Rio de Janeiro acumula experiências como chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes no Amazonas, coordenador de ensino da Academia Nacional de Polícia, delegado regional de Combate ao Crime Organizado (AM), delegado regional Executivo (AM), superintendente regional da PF no Amazonas e, por último, na Bahia.
Ele também já trabalhou como diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2020 e corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas, no biênio 2015/17.
Correio Braziliense