O último boletim da Secretaria de Saúde do Distrito Federal com os números da dengue mostra que de janeiro até o dia 20 de abril, foram notificados 12.438 casos da doença no DF.
Desses, segundo a assessoria, 11.147 são casos prováveis, o restante foi descartado como dengue. Em relação ao boletim da semana anterior, as notificações tiveram um acréscimo de 10%.
O número de mortes permanece o mesmo. Foram 10 óbitos, segundo a secretaria. Um novo boletim deve ser divulgado nesta quarta-feira (8).
As regiões com o maior número de casos são:
- Planaltina: 1.326
- São Sebastião: 1.220
- Ceilândia: 1.138
Suspeita de dengue hemorrágica
Na dengue hemorrágica, há um ‘colapso’ do sistema circulatório com sangramentos internos — Foto: Qimono/Pixabay
Um militar, de 42 anos, morreu durante a madrugada desta terça-feira e, segundo a família, a causa foi dengue hemorrágica. De acordo com a viúva, ele foi internado na segunda (6), no Hospital das Forças Armadas e morreu às 3h30 dessa terça.
O hospital não confirmou o diagnóstico, mas a família afirma que os médicos disseram se tratar de dengue hemorrágica. O corpo do militar será sepultado em Natal (RN), onde mora a maior parte da família.
No final da tarde a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Secretaria de Saúde, informou que não havia sido notificada sobre o caso até o final da tarde desta terça.
Segundo a Divep, quando há uma notificação, “uma equipe da vigilância epidemiológica investiga o óbito, avalia o exame e, se houver necessidade, faz uma contraprova. Somente após a investigação o óbito é confirmado”, explica a Vigilância Epidemiológica
Até a publicação desta reportagem, o Hospital das Forças Armadas não havia confirmado a causa da morte do militar.