O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) estima concluir em 15 dias a obra de alteração no acesso à Águas Claras pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O objetivo é reduzir os congestionamentos em horário de pico no local.
Atualmente, a cidade possui dois acessos pela EPTG – um pela DF-079, nas proximidades do Park Way (altura do viaduto Israel Pinheiro) e outro pelo WalMart/Unieuro, e é exatamente neste ponto que o DER está executando a alteração.
Hoje, motoristas que desejam ir para Águas Claras por essa entrada precisam trafegar pela via marginal da DF-085 (EPTG) e contornar dois balões, nos quais existem apenas duas faixas de rolamento.
Com a modificação, os veículos terão uma segunda opção para utilizar o mesmo acesso, mas pela via expressa por meio de um retorno, à direita, com faixa de desaceleração, que levará para esses balões. Estes, por sua vez, passarão a contar com três faixas de rolamento.
A alteração visa a reduzir retenções no trânsito, melhorar a fluidez e diminuir o tempo gasto com deslocamento, já que o bairro apresenta elevada demanda no tráfego devido ao número de habitantes.