O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai desviar o trânsito na Episa Sul, em Brasília, entre as 23h desta quinta (23) e as 5h de sexta (24) para obras de concretagem do viaduto do Expresso DF. O bloqueio no sentido Santa Maria será em frente ao Residencial Santos Dumont.
Projetado para ligar Gama, Santa Maria e Park Way ao Plano Piloto, o Expresso DF pretende melhorar o tráfego e as condições de transporte dos moradores da região com a implantação de transporte coletivo com veículos articulados e biarticulados.
De acordo com o GDF, além da via, serão construídos terminais rodoviários em Gama e Santa Maria e 15 passarelas de pedestres. A obra está orçada em R$ 530 milhões e a previsão inicial era de que fosse entregue em junho do ano passado, quando Brasília sediou a Copa das Confederações.
O governo estima que a obra vai reduzir o tempo de viagem do Gama e de Santa Maria para o Plano Piloto de 90 minutos para 40 minutos.
Com capacidade para até 200 passageiros (no caso dos biarticulados), os ônibus do Expresso DF vão circular em faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais ao longo de quase 42 quilômetros de corredor.
O novo sistema terá ramais no Gama (8,7 km) e em Santa Maria (5,3 km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8 km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto).