Colégios das quadras 317, 619, 519, 419 e o Caic Ayrton Senna amanheceram fechados. Seis mil residências estão sem energia
O temporal com vento forte que destelhou mil casas, derrubou postes e deixou famílias desalojadas também interrompeu aulas nas escolas públicas atingidas em Samambaia. O cenário na cidade na manhã desta quinta-feira (20/10) é de devastação. Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), 6 mil residências continuam sem energia.
As escolas das quadras 317, 619, 519, 419 e o Caic Ayrton Senna amanheceram fechadas. Essas unidades de ensino estão destelhadas e com muros caídos. Há destruição por todos os lados. Nas ruas, árvores, placas, postes e as fiações ainda estão caídos no asfalto. Nas quadras residenciais, os moradores fazem mutirão para retirar a sujeira e os entulhos de dentro das casas.
A Igreja Batista localizada na QR 425, em Samambaia Norte, também foi ao chão com a força do temporal. A hora do culto evangélico virou um pesadelo para aproximadamente 25 fiéis que estavam no lugar. “A chuva estava forte e começamos a ouvir o barulho da estrutura desabando. Corremos para debaixo da laje. Graças a Deus, ninguém se feriu. Os bombeiros chegaram em 10 minutos. O barulho foi assustador, e os ferros ficaram todos retorcidos”, disse o porteiro e responsável pela segurança da igreja, Jocsã Martins, 32 anos (foto principal).
A dona de casa Teresinha de Oliveira, 75 anos, mora na QR 421, uma das mais atingidas. Ela conta que estava sozinha em casa no momento da tempestade e ficou ferida após um pedaço de telha cair sobre sua cabeça. “Moro aqui há 13 anos e nunca tinha visto nada parecido. Eu achei que ia morrer. Foi assustador. Ainda não consigo estimar o prejuízo. Tudo estragou dentro da minha casa.”
De acordo com a CEB, o forte temporal, registrado por volta das 21h de quarta (19), provocou o desligamento de energia em 21.551 unidades consumidoras. Na localidade mais crítica (QR 419), cinco postes foram derrubados pela força dos ventos. Também há registro de mais postes e cabos de alta tensão danificados em outras localidades da cidade.
A CEB informa que trabalhou durante toda a noite na cidade e remanejou 32 equipes para o atendimento emergencial e a reconstrução das redes danificadas. A previsão é que toda energia seja restabelecida ainda nesta manhã.
A Defesa Civil montou um posto na QE 115 para prestar apoio à população. As famílias que necessitam de ajuda devem fazer o cadastro em programas de assistência e pontuar as necessidades. “Vamos ficar aqui o tempo que for preciso para atender a todos. Precisamos fazer esse levantamento para quantificar os estragos e ajudar à população”, disse o major Denilson Oliveira. Até as 10h, ninguém havia pedido abrigo.
Esplanada dos Ministérios
A chuva que atingiu a região central de Brasília nesta quarta (19) deixou seis pessoas feridas e destruiu várias tendas utilizadas por manifestantes da Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade, que estão acampados em frente ao Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, desde o último domingo (16). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os feridos foram encaminhados ao Hospital de Base do DF. O vento e a água destruíram cerca de 20 tendas grandes e danificaram ou levaram diversas outras barracas menores.