Foram 1.548 placas quebradas e 754 pichadas entre janeiro e julho. Placas de faixa de pedestre e de quebra-molas são as mais atingidas.
O Detran do Distrito Federal já gastou R$ 250 mil para restaurar placas de sinalização de trânsito danificadas desde o início do ano. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (15), foram 1.548 placas quebradas e outras 754 com pichações.
Um depósito da Asa Norte funciona como centro de restauração das sinalizações que foram danificadas. As placas que foram amassadas ou destruídas são recicladas.
Depois da restauração, novos adesivos são colocados e as sinalizações voltam para as ruas. O assistente Luiz Alves de Brito explica que algumas das placas continuam no depósito, como uma espécie de “banco de reservas”.
“Nós temos muitas placas aqui na reserva, guardadas aguardando esse tipo de situação, para que sejam recolocadas de onde foram tiradas”, diz. As placas que foram pichadas também são de responsabilidade do Detran, que deve limpá-las no próprio local onde ocorreram os atos de vandalismo.